sábado, 22 de outubro de 2011

Luxor, a antiga capital de Tebas - Egito

Esplendor de Luxor - Egito

Cidade onde se pode ver melhor o glorioso passado dos faraós. Tebas foi a capital política e espiritual dos faraós por mais de 500 anos, a partir da chamada 18ª Dinastia, posterior a Mênfis.
É um esplêndido mostruário de construções antigas da "juventude" da terra, de seus 3.400 anos. Aqui, reinaram Tuthmosis I (o faraó que substituiu as pirâmides pelas tumbas encravadas no Vale dos Reis), Hatshepsut (a única mulher que governou o Egito) e Ramsés II (o maior de todos os faraós), entre outros.
Este templo foi construído por Amenófis III e Ramsés II, em duas dinastias consecutivas. Houve um tempo em que este templo era uma obra simétrica, com dois obeliscos na frente, exatamente como planejado e construído pelo faraó Ramsés II.
Hoje, neste templo, existe apenas um obelisco, pois o outro decora a fabulosa Place de la Concorde, em Paris. No século passado um governante egípcio decidiu trocar com Luís Felipe, da França, a escultura milenar por um relógio francês, de pouco valor artístico, que não funciona há quase cem anos, e que está na Cidadela de Saladino...
Luxor
Centro do poder egípcio de 2.100 a 750 a.C., Luxor, que está localizada à margem leste do Nilo, a aproximadamente 640 km ao sul do Cairo, é uma cidade sem igual em todo o mundo.
Suas tumbas impressionantes, templos e estátuas são o testemunho das grandiosas conquistas do homem antigo.
Margem Leste de Luxor
O Templo de Luxor no centro da cidade, construído por Amenophis III e dedicado ao deus Amon-Ra, e ampliado por Ramses II.
O Templo de Karnak fica a 8 km ao norte do Templo de Luxor. Foi construído há aproximadamente dois mil anos atrás e cada faraó acrescentou sua própria contribuição.
Lá se encontra o "Hypostylo", o maior de todos os templos do mundo, com 4500 metros quadrados e constituído por 134 colunas enormes, além do obelisco da Rainha Hatshespsut, com 32 metros.
O museu de Luxor esta situado entre os templos de Luxor e de Karnak. Um museu pequeno, mas de grande beleza, contendo peças únicas de artesanato e arte egípcia antiga.
Um espetáculo de Som e Luz acontece todas as noites no Templo de Karnak. Os visitantes vão andando pelo templo até chegarem ao teatro do Lago Sagrado, onde as narrações continuam sendo feitas.
Á Margem Oeste de Luxor esta o c Colosso de Memnon constituído por duas estátuas gigantes de Amenophis II.