quinta-feira, 3 de maio de 2012

Ossãe

Sixteen Cowries - Dezesseis Búzios

Ossãe (Òsanyìn) é o Deus da Medicina. Ele herdou as ervas, tornando-se um Herbalista ou médico e rival de Orunmila. Seu trabalho é curar pessoas com remédios feitos com folhas, estigmas, cortiças e raízes; diz-se que ele não pode fazer remédios sem que use alguma parte de uma planta.
Ao tornar-se empregado de Orunmilá, foi enviado para sua fazenda para erradicar as ervas daninhas do terreno. Ao começar a capinar, deparou-se com diversas ervas, que achou de grande utilidade. Uma folha para dinheiro, uma para esposas, uma para filhos, uma para dores de estômago, uma para dores de cabeça. Acabou por não limpar nenhuma parte da terra, pois tudo o que via nascendo achava importante. Orunmilá despediu-o por não ter desempenhado sua função e Ossãe partiu para Oyó. Ali curou varias pessoas, uma com dor de cabeça, outra com dor de estômago, outra cujos pés doíam, uma que não conseguia engravidar, e outra que não conseguia realizar o parto. Vendo sua habilidade o rei de Oyó cobriu-o de riquezas.
A cidade natal de Ossãe é Abe, que não está mencionada nos versos, assim como o fato de ter uma perna só.
Ele é chamado por vários nomes "Folhas", ervas, "O ser sobrenatural" e Angberi. Sua esposa recebeu o nome de “Doada pelas folhas".
As oferendas para Ossãe são todas de cor preta, galinhas, pombos, cabras e uma túnica dessa cor.
O óleo de palma é o seu principal tabu, assim como também o é para Exu. Gostaria de observar que achei estranho esse tabu descrito por Bascom, e por isso pesquisei o que se chama óleo de palma. Na indústria, existem dois tipos de óleo de palma, que se chamam KPO e RPO. O RPO (red palm oil) é o azeite de dendê que vem do fruto (kernel) de uma palmeira conhecida por (Elaeis Guineensis), a letra R dessa sigla significa Red=Vermelho, é um óleo comestível. O KPO é a sigla Kernel de Palm Oil, extraído da polpa do fruto (kernel) da mesma palmeira (Elaeis Guineensis), usado na indústria farmacêutica para a confecção de cosméticos e de sabonetes, tal como o Palmolive. Continuo na dúvida.
Num desafio contra seu rival, Orunmilá, ambos ficaram enterrados por 320 dias, tempo que operou uma total decomposição do corpo de Ossãe. Restaram apenas seus utensílios, Bastões de ferro, grampos, jarros, e cacos de cerâmica. Orunmilá sobreviveu à prova e recolheu o agogô, e de seu rival, presenteando os fieis de Ossãe com um guizo (maraca), tal qual o de Xangô, para usar nos seus cultos.

William Russell Bascom
1912-1981

William R. Bascom nasceu em 1912 em Princeton, Illinois.
Diplomou-se em Física no ano de 1933 na Universidade de Wisconsin, Madison.
Decidiu tomar um rumo diferente em carreira obtendo o mestrado em Antropologia em 1936.
Em 1939, foi o primeiro aluno a receber um Ph.D. em Antropologia na Northwestern University como discípulo de Melville Herskovits.
Publicou Sixteen Cowries: Yoruba Divination from Africa to the New World (1980) Dezesseis búzios: adivinhação ioruba da África para o Novo Mundo (1980).

Ifa Divination, Traduzido - Bascom, William 
Sixteen Cowries - Extratos do livro - Bascom, William

Sixteen cowries: Yoruba divination from Africa to the New World
Autor William Russell Bascom
Edição reimpressão, ilustrada
Editora Indiana University Press, 1993
ISBN 0253208475, 9780253208477
Num. págs. 790 páginas