terça-feira, 18 de outubro de 2011

Círculos de pedra - Wassu, Gâmbia

Raramente se pensa em construções megalíticas na África. Quando se pensa nesse tipo de composição o que vem a mente são as pedras de Stonehenge ou os menhires europeus, provavelmente pela pequena evidência desse período na África. Também é verdade que somos bastante eurocêntricos ao encararmos a pré historia recente.
Entretanto ha alguns megalitos na África ocidental, perto de Wassu no Gâmbia. Esta é uma foto dessa relíquia de uma cultura há muito esquecida. É bom lembrarmos que essas pedras de laterita são pesadíssimas para terem sido transportadas para esse local sem que houvesse um motivo bastante importante. Apesar de suas formas não serem complexas, um grande empenho e muito tempo foi necessário para esculpi-las, levando-se em conta as ferramentas primitivas utilizadas. Sua proveniência e propósito ainda intrigam os arqueólogos e historiadores, assume-se que sejam túmulos que datam de 1200 anos atrás.
Quem quer que os tenha erigido ou os motivos pelos quais erigiu, é um assunto que se perdeu ha muito tempo. Nenhum dos povos locais (os Wolof, Tukulor ou Fulas) possui alguma tradição oral relacionada a esses monumentos de pedra. Alguns dos melhores exemplos desses círculos de pedras foram isolados e protegidos pelo governo de Gâmbia, mas muitos estão misturados com as lavouras podendo ser vistos das estradas.