Nasceu em Abomé, Benim em 1939. Tokoudagba praticou diversas
atividades relacionadas com a pintura e a escultura. Este artista trabalha como
restaurador no Museu Nacional em Abomé, onde tomou contato com as tradições
culturais riquíssimas da pintura Beninense. O país foi um dos berços culturais
do continente africano e foi esquartejado pelas potências coloniais.
Tokoudagba trabalhou também na decoração de inúmeros templos
Vodun, privados ou religiosos, trabalho que varia entre uma simples parede
pintada com temas Vodun (divindades, fetiches, etc.) até aos trabalhos mais
elaborados. As pinturas murais compõem-se de figuras simbólicas, políticas ou
religiosas (por vezes, uma mistura das duas), e também representações
geométricas. As esculturas inspiram-se nas tradições da escultura Beninense que
é frequentemente antropomórfica e de grandes dimensões. O cimento, substituto
moderno dos materiais tradicionais, é trabalhado ainda empacotado e depois
esculpido antes de secar completamente e pintado em seguida. Estas estátuas
representam as divindades Vodun, das quais Legba é uma figura central.
Sem abandonar as pinturas murais, Cyprien Tokoudagba
trabalhou em telas a partir de 1989 combinando, com grande liberdade artística,
os emblemas dos reis de Abomé, os símbolos divinos (Terra, Fogo, Água, Ar) e
outros símbolos da sua cultura. A combinação de todos estes elementos torna a
sua pintura estranhamente apelativa.