Owuo Atwedee na língua Twi significa a escada da morte
Evoca a mortalidade do ser. Cada alma deve experimentar a
morte.
Símbolo da mortalidade, destino e fatalidade.
Do provérbio:
Owu atwedee obaako nforo.
Tradução:
Todos os homens irão galgar a escada da morte.
e do Provérbio:
Owuo awedee eda ho ma obiara
Tradução:
A escada da morte
está aí para que todos subam.
A morte não poupa ninguém, seja grande ou pequeno, jovem
ou velho.
Os poderosos e os modestos irão morrer do mesmo jeito.
O símbolo da escada da morte é, portanto uma advertência da
natureza transitória da existência neste mundo e do imperativo de viver uma
vida boa para ser uma alma digna na vida após a morte.
A morte é inevitável e inescapável.
Os degraus da escada são representativos dos estágios da
vida.
A compreensão da vida como a continuidade da vida na terra para
a vida após a morte está sugerida pelo símbolo Adinkra Owuo Atwedee.
Ele representa a morte como uma escada que o indivíduo sobe
para chegar a uma existência posterior, evocando a existência imortal da
essência imaterial do ser humano.
A escada de Owuo Atwedee pode ser vista como um objeto
pendurado na direção do céu possuindo quatro degraus que representam as fases
do desenvolvimento da vida humana, cada qual representando um momento, a infância,
a adolescência, a idade adulta e a velhice.
O último degrau é invisível e representa a morte, a
continuidade misteriosa da vida evocada pelo azul translúcido do céu contra o
qual a escada se destaca.
A escada aparece como silhueta contra um vazio que evoca o
espaço antes do nascimento e o espaço após a morte, absolutamente idênticos,
pois os Akans experimentam o nascimento e a morte como aspectos do mesmo
processo.
Da mesma forma que no símbolo Nyame Nwu nd M’awu, se Nyame, o
Supremo pudesse morrer eu também poderia morrer.
Evoca a natureza transitória da existência nesse mundo e da
necessidade imperativa de viver uma vida de bem para ser digno da vida no além.
Símbolo da morte, o ultimo destino da vida.
A morte não poupa ninguém, seja rico, pobre, grande pequeno,
velho e jovem.
Os poderosos e os fracos morrem do mesmo jeito.
Simbologia Adinkra dos Axantes – Gana
Entre as manifestações culturais da nação Axante, destaca-se
o estampado Adinkra.
Encontra-se também no povo Gyaman, da Costa do Marfim.
Adinkra são símbolos que representam provérbios e aforismos.
É uma linguagem de ideogramas impressos, em padrões
repetidos, sobre um tecido de algodão.
Considerado como um objeto de arte, o Adinkra (adeus, em
twi) constitui um código do conhecimento referente às crenças e a historia
deste povo.
A escrita de símbolos Adinkra reflete um sistema de valores
humanos universais:
Família, integridade, tolerância, harmonia e determinação,
entre outros.
Existem centenas de símbolos e a maioria deles é de origem
ancestral, sendo transmitidos de geração em geração.
Muitos representam virtudes, sagas populares, provérbios ou
eventos históricos.
Os ganeses geralmente escolhem suas roupas para usar segundo
o significado das cores e dos símbolos estampados nelas.
A estampa e a cor expressam sentimentos de ocasiões
específicas como festas de funerais, festivais tradicionais, ritos de iniciação
como o da puberdade, casamentos, durbars etc.
Alegria está relacionada a cores alegres e ao branco,
enquanto que para funerais e luto predominam as cores como azul e vermelho
escuro, marrom ou preto.
Quando as pessoas vestem vermelho escuro ou marrom, isso
significa que recém perderam um parente próximo.
A cor preta ou azul escuro demonstra a dor prolongada pela
perda de uma pessoa amada como os pais, filhos ou companheiro.
Adinkra significa adeus.
Originalmente esses símbolos eram usados para enfeitar o
vestuário destinado às cerimônias fúnebres.
Os desenhos eram feitos recortando-se os símbolos em cacos
de cabaça, para usá-los como carimbos sobre os tecidos.
Posteriormente, os tecidos Adinkra passaram a ser usados por
líderes espirituais em cerimônias e rituais.
Evitava-se usá-los no dia a dia, também pelo fato de que a
tinta desbotava ao lavar.
Atualmente, os tecidos Adinkra são usados pelos ganenses em
diversas ocasiões, tais como casamentos, batismos e rituais de iniciação.
Além de serem usados sobre tecidos, também se aplicam nas
paredes, na cerâmica e nos logotipos.