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terça-feira, 6 de março de 2012

A sede da municipalidade de Asmara - Eritréia


A sede da prefeitura é um monumento majestoso no centro de Asmara.
Planejada na década de 30 e construída em 1950, na Avenida da Liberação (Liberation Avenue), recebeu um terceiro pavimento em 1971.
A característica dominante do prédio é a torre do relógio, sobre a entrada, revestida de ladrilhos verdes em mosaico.
A torre se projeta no centro do edifício sobre um volume ligeiramente mais alto que o resto da construção.
A torre e o volume central foram aumentados , quando o terceiro piso foi adicionado ao prédio existente, para manter o equilíbrio arquitetônico.
As alas são simétricas e possuem cinco janelas em cada andar sendo que as do piso térreo tem a metade das demais.
O prédio esta recuado da rua protegida por uma mureta baixa com cerca rodeando o modesto jardim.
O portão de acesso é determinado por quatro pilares cada qual encimado por um globo esférico para iluminação.

City of Dreams (Cidade dos sonhos)

Em City of Dreams: a documentary on Asmara's Modernist Architecture (Eye Level LLC Productions, Washington, 2005), um vídeo-documentário sobre o patrimônio modernista da cidade de Asmara, na Eritréia, o arquiteto Naigzy Gebremedhin conduz o espectador num tour através de sua cidade, vitrine de uma das mais extensas coleções de obras de arquitetura moderna em toda a África e, talvez, no mundo.
São cerca de 400 obras 'sobreviventes', hoje ameaçadas pela decadência e pobreza da cidade, e pelo próprio tempo.
O vídeo explora o duradouro fascínio que a cidade exerceu e exerce sobre os europeus e os próprios africanos, e sua habilidade em tornar-se uma 'cidade dos sonhos' para ambos.
Para os colonizadores italianos, Asmara representou o sonho de recriação do Império Romano em plena África.
Já para os eritreus, Asmara condensa um complexo conjunto de significados, sintetizados pelo narrador, quando ele declara: "Asmara nos confere identidade".
É uma cidade que os eritreus reivindicaram para si, apesar das amargas lembranças do passado de segregação racial.
Em seu tour Gebremedhin visita o Hotel Selam (1937), um exemplo clássico do design racionalista, e o Palazzo Falletta (1937), em estilo novecentista.
São dois edifícios que representam ramificações do Modernismo italiano, que Gebremedhin qualifica de "arquitetura da simplicidade".