A sede da prefeitura é um monumento majestoso no centro de
Asmara.
Planejada na década de 30 e construída em 1950, na Avenida
da Liberação (Liberation Avenue), recebeu um terceiro pavimento em 1971.
A característica dominante do prédio é a torre do relógio,
sobre a entrada, revestida de ladrilhos verdes em mosaico.
A torre se projeta no centro do edifício sobre um volume
ligeiramente mais alto que o resto da construção.
A torre e o volume central foram aumentados , quando o
terceiro piso foi adicionado ao prédio existente, para manter o equilíbrio arquitetônico.
As alas são simétricas e possuem cinco janelas em cada andar
sendo que as do piso térreo tem a metade das demais.
O prédio esta recuado da rua protegida por uma mureta baixa
com cerca rodeando o modesto jardim.
O portão de acesso é determinado por quatro pilares cada
qual encimado por um globo esférico para iluminação.
City of Dreams (Cidade dos sonhos)
Em City of Dreams: a documentary on Asmara's Modernist
Architecture (Eye Level LLC Productions, Washington, 2005), um
vídeo-documentário sobre o patrimônio modernista da cidade de Asmara, na
Eritréia, o arquiteto Naigzy Gebremedhin conduz o espectador num tour através
de sua cidade, vitrine de uma das mais extensas coleções de obras de
arquitetura moderna em toda a África e, talvez, no mundo.
São cerca de 400 obras 'sobreviventes', hoje ameaçadas pela
decadência e pobreza da cidade, e pelo próprio tempo.
O vídeo explora o duradouro fascínio que a cidade exerceu e
exerce sobre os europeus e os próprios africanos, e sua habilidade em tornar-se
uma 'cidade dos sonhos' para ambos.
Para os colonizadores italianos, Asmara representou o sonho
de recriação do Império Romano em plena África.
Já para os eritreus, Asmara condensa um complexo conjunto de
significados, sintetizados pelo narrador, quando ele declara: "Asmara nos
confere identidade".
É uma cidade que os eritreus reivindicaram para si, apesar
das amargas lembranças do passado de segregação racial.
Em seu tour Gebremedhin visita o Hotel Selam (1937), um
exemplo clássico do design racionalista, e o Palazzo Falletta (1937), em estilo
novecentista.
São dois edifícios que representam ramificações do
Modernismo italiano, que Gebremedhin qualifica de "arquitetura da
simplicidade".