segunda-feira, 9 de abril de 2012

Fa - Vodun do destino


Tradição religiosa do povo Fon

O culto do vodun Fa é originário de Ile Ifè, e chegou ao Daomé pelas mãos dos sacerdotes vindos do território ioruba no século XVII.
Porém ha duvidas quanto a sua instalação no reino de Abomé.
Poderia ter sido durante o reinado de Agadjá (1708-1732), através do babalawo Adéléèyé, de Ile Ifè, ou pela princesa Nà Hwanjele, mãe do rei Tegbessu (1732-1775), que era do origem ioruba.

Ifá

Ifá é um sistema de adivinhação que se originou entre os iorubas, na Nigéria.
Este oráculo é designado como Fa entre os Fons e Afa entre os Ewe.
Os sacerdotes de Fá são chamados de bokonon na língua Fon o que corresponde aos babalaôs dos iorubas.
 
Bokono ou Bokonon

Bokonon é a denominação Fon para babalaô, o sacerdote iniciado para o culto do vodun Fa.
Bokonon significa possuidor de amuletos.
Na corte de Abomé era um dos principais dignitários do reino.
Suas opiniões e vereditos eram vitais para as decisões políticas.
Todo rei também deveria ser iniciado no culto de Fa, ainda que não exercesse a função de bokonon.
Era o bokonon quem o iniciava.
Por questões de protocolo o sacerdote que iniciava o rei não poderia deparar-se com ele apos a sua entronização, o que obrigaria o monarca a curvar-se diante dele.
Assim, os reis e os príncipes herdeiros jamais eram iniciados em Fa pelo bokonon oficial da corte, cuja presença constante era indispensável para avaliar as decisões.
O bokonon da corte de Abomé era um dos dignitários do rei reconhecido na categoria de príncipe.
Ele estava entre os poucos autorizados a vestir-se em público e a permanecer com a cabeça coberta diante do rei e da rainha-mãe.

Curiosidade

No Candomblé e na Santeria a o termo bokonon aparece em uma cantiga entoada durante os ritos de purificação:
Sara nyenye bokonon, Sara nyenye bokonon, significando em mina (guen): "Limpe-me completamente, bokonon..."
O Alingleé um sino utilizado pelo bokonon, percutido por uma vareta na sua parte interna.