Os deuses e os ancestrais habitavam também em objetos manufaturados.
Entidades eram vistas como imagens, e estátuas geralmente eram guardadas em salas sagradas separadas especialmente para os deuses nas casas de sacerdotes e sacerdotisas.
Os ancestrais dos chefes e dos anciãos ficavam em tamboretes específicos guardados em salas sagradas para os ancestrais geralmente no palácio do cacique ou nas casas dos mais velhos de cada matri linhagem.
Temas como a fertilidade da mulher e fecundidade dos campos são frequentes e quase que indissociáveis na expressão artística, estabelecendo a relação entre a abundância de alimento e a multiplicação da prole, um fator concreto em sociedades agrárias.
Quando uma mulher tem dificuldade para engravidar, ela vai a um komfo (sacerdote ou sacerdotisa).
Então, o deus viajará até a terra dos mortos e convencerá a um espírito lá a voltar para a terra como um bebê.
Em Gana costuma dar-se às mulheres uma boneca, feita por homens, para ser carregada nas costas onde crianças e bebês passam a maior parte do tempo.
Elas usarão sob o vestido, pois não querem que todos saibam que possam ser estéreis.
Sob o convite de Deus, o espírito de um ancestral virá e entrará na boneca da fertilidade por um tempo, avaliando as qualidades maternas.
Ela é agradável e educada? Cozinha bem? Mantém a casa limpa?
Caso o espírito fique satisfeito, ele passará para o útero da mãe, que ficará grávida.
Por pertencerem a uma sociedade matrilinear, as Bonecas Akwaba são fêmeas.
Elas são produzidas tanto pela etnia Axante quanto pela etnia Fante.
A cabeça redonda, a boca pequena e o corpo longo e fino exprimem o ideal Axante de beleza.
Já os Fantes, que seguem muitas tradições dos Axantes, dão ênfase às formas angulares, com cabeças alongadas, ao invés das formas redondas de seus vizinhos.
São usadas como figuras de fertilidade em santuários pelas mulheres, para induzir à concepção ou durante a gravidez para assegurar o nascimento de uma linda e saudável criança, preferivelmente uma filha.
As Bonecas Akwaba são alimentadas, carregadas e banhadas como se fosse um bebê vivo.
Se a gravidez for bem sucedida, a figura retorna ao santuário, dentro de casa, como uma forma de oferenda ou é dada à criança como brinquedo.
Entre as ervas conhecidas pelos herboristas e akomfo, há aquelas presentes em cascas de árvores com capacidade para curar algumas doenças venéreas.
Uma consequência dessas doenças é a dilatação e obstrução das trompas de falópio, que impedem a chegada do óvulo ao útero.
Adwoa possui uma combinação de remédios aplicados diretamente na vagina, que desobstruem as trompas e permitem que a mulher se torne fértil novamente.
É bom ressaltar que a química farmacêutica não conflita com a teologia da fertilidade.