O Sé e o Gbé devem necessariamente ser decodificados.
Não há profetas entre os Fons, apenas os primogênitos e os anciões.
de quem se deve ouvir a palavra, pois essa possui qualidades “profissionais” devido à experiência e qualidades intelectuais devido ao saber obtido pelo conhecimento da realidade que interpretam à luz da história e dos Sigbes que os acompanham.
Esse saber é a soma das experiências adquiridas durante a vida.
A experiência determina a consciência do homem.
Moldada segundo o grau, a diversidade do saber e a intuição da fonte e da realidade do mundo.
A leitura do presente necessita da memória do passado, referido constantemente e revisitado à luz das experiências agradáveis, desagradáveis, das desilusões e das evidências.
Essa leitura permite também um conhecimento intuitivo do futuro, uma proteção do devir encontrável nos adivinhos cuja arte é uma reprodução da sabedoria do passado.
Os anciãos são os únicos sábios reconhecidos sistematicamente.
Pelo conhecimento que tem de certos enredos, eles podem reconhecer os movimentos no presente e ajudar aos jovens no percurso da vida.
A experiência individual de cada homem torna a transmissão de sabedoria mais pragmática do que dogmática.
Alguns deles virão a ser sacerdotes.
As comunidades religiosas são numerosas, mesmo que algumas sejam charlatanescas, onde a credulidade tão próxima da crença e do conhecimento, aqui mais do que em qualquer outro lugar, não foi excluída.
As experiências confundidas se mesclam no percurso de uma historia comum transmitida apenas pela literatura oral através de contos, provérbios, metáforas, sempre encobertos de um véu de esoterismo.
Visto que o saber é um instrumento de poder, podendo ser poderoso tanto para o bem como para o mal, é necessário um longo período de treinamento pra tornar-se sacerdote ou adivinho, sendo iniciados por seus mestres através de sacrifícios, oferendas, nas quais se misturam interrogações, submissões e consagrações.
As expressões metafóricas figuradas, se desenrolam, condensam e colorem a experiência do saber.
Onde a importância proeminente do teatro e de tudo aquilo que ele comporta, como cantos, danças, musicas, artes plásticas, atuam como formas depuradas de oralidade meditação e de sonho.
Em que a aculturação através da assimilação colonial, acabou por perturbar essa transmissão.
As filosofias Fon do Benim e Ioruba da Nigéria são poderosas e originais.
Ambas as correntes estão intimamente ligadas à sua origem comum (Yoyo)
Essa filosofia caracteriza-se pela noção da dualidade dinâmica, uma espécie de Tao africano.
O Se, principio universal da vida, animado pelo Gbe, o mundo no qual o homem (gbete) é o significante privilegiado dessa cosmogonia.
Os numerosos ritos de fecundidade, nascimento, nome, casamento e morte forma uma grade de leitura.
Fonte:
Dynamique de l'existence chez les Fon
Notions fondamentales de la pensée populaire Fon: le Sé et le Gbé principes moteurs de vie et du monde et à les dégager d'une pensée africaine
Basile Tousssaint Kossou (La Pensée Universelle 1983)
et en tirer une esquisse:
Reflexions sur une Métaphysique (et ses Relations)