Seguidores

quarta-feira, 14 de março de 2012

Bandeiras Asafo - Etnia Fante – Gana


Arte Têxtil Africana


O povo Fante, vive ao longo da costa de Gana em vilarejos de pesca como Anomabu, Saltpond, Mankessim, Elmina e na cidadade da Costa do Cabo. Elmina tornou-se o principal entreposto europeu na África Ocidental, com a construção do Castelo de São Jorge pelos portugueses, em 1492.
Essa região foi um centro de comercio de escravos durante os séculos posteriores e os Fantes tornaram-se os intermediários entre os comerciantes de escravos e os povos Axantes do interior. 
As "companhias" Asafo recrutavam jovens paramilitares nas aldeias Fantes, adotando bandeiras de inspiração europeia, modificadas gradualmente de acordo com o gosto local.
As companhias defendiam tanto contra os invasores Laxantes quanto nas rivalidades internas, atuando nos festivais e noutras cerimônias.
O fim das milícias Asafo terminou com a chegada dos Ingleses no final do século dezenove, mas elas continuam como associações ligadas a vida ritual das cidades Fantes.
Cada companhia tem um local de culto chamado posuban, que é uma estrutura de concreto elaborada, decorada com cores vibrantes, usadas para guardar seus troféus e fazer sacrifícios rituais.
As bandeiras chamadas frankaa, são os principais troféus. A pessoa que quiser unir-se a sociedade encomenda uma bandeira num artesão local, de acordo com seu gosto. Os símbolos bordados trazem representações de riqueza, poder e desafio contra grupos rivais. 
Fazem alusão a provérbios característicos da cultura Akan.
Essas bandeiras são hasteadas ou carregadas nos desfiles pelas cidades, em festivais anuais, funerais e outras circunstancias.
Suas origens são imprecisas, mas remontam ao século 18. As bandeiras que foram feitas antes de 1957, data da independência de Gana, trazem uma bandeira inglesa no canto e as posteriores trazem a bandeira nacional. 
Essas bandeiras continuam a ser fabricadas por fazerem parte importante do dia a dia desses povos. 
Tem sido comercializadas desde 1990 pela beleza de seus padrões e exportadas para colecionadores do mundo inteiro. 


Os Santuários Posuban


Uma atração única, peculiar às comunidades da etnia Fante, ao longo da costa sul de Gana, é o "Posuban". A palavra "Posuban" é uma combinação de palavras do inglês e do Fante: "posu" significa posto e "ban" significa fortificação. Estes santuários são os centros religiosos da organização militar de guerreiros conhecidos pelo nome "Asafo", em que "Asa" significa guerra, e "Fo" significa guerreiros.
Os santuários Posuban são edificações decoradas de maneira luxuosa e com várias estátuas em tamanho real. Cada ornamento conta a uma história, as vitórias em batalhas e a experiência militar em geral do povo Fante. Esses santuários normalmente são localizados em lugares onde o inimigo foi morto ou onde uma batalha famosa ocorreu.
Você pode visitar qualquer Posuban para aprender mais sobre sua interessante história. É de costume oferecer libação (normalmente uma garrafa de bebida "Schnapps" de sabor menta) e pagar uma taxa simbólica ao rei da cidade onde está localizado o Posuban.
Há cerca de 100 desses santuários na terra do povo Fante. Além dos que foram mencionados, outros importantes Posuban estão localizados em Anomabu, a 9 km de Cape Coast; Gomoa Otsew, a 90 km a oeste de Accra; e Apam, a 96 km a oeste de Accra.