Seguidores

quinta-feira, 8 de março de 2012

Saia de rafia da etnia Kuba, Congo


Indumentária africana

Os tecidos com apliques bordados sobre ráfia dos povos ribeirinhos do Kasai em Kuba (região da Republica Democrática do Congo, antigo Zaire), são os sobreviventes da antiga tradição da tecelagem em ráfia.
É a roupa cerimonial dos povos Bakuba / Kuba / Bushong / Bushoong / Bushongo / Ngeende / Ngongo, do Congo.
O nome dado ao tecido e consequentemente à saia é Tcaka.
Esses panos são usados enrolados no corpo.
É um trabalho elaborado em rafia cujo aspecto é tão fino que parece veludo.
Os tecidos Tcaka já foram muito populares em toda a África Central.
Na Europa pós-renascentista foram muito admirados, e fizeram parte das coleções dos gabinetes de curiosidades e tesouros de reis e da nobreza.
E considerados sofisticados por seu requinte juntamente com os saleiros de marfim e entalhes do Benim e da costa de Serra Leão, como a mais fina das artes.
A beleza dos padrões geométricos foi fonte de inspiração para artistas modernos como Klee e Matisse, que penduravam esses tecidos nas paredes de seus estúdios.
Os Kuba são um grupo bastante diverso e seu artesão não possui uma grande variedade de estilos principalmente nesses trabalhos de ráfia.
As cerimonias rituais de danças na corte Kuba, em que se usavam saias “Mbal”, de ráfia, eram bordadas com esses tecidos que não se produzem com a mesma frequência nos dias de hoje.
Além disso, esses eventos tornaram-se raros.
A sobrevivência dessas técnicas numa era onde se usam tecidos industrializados, deve-se ao fato desses panos ainda serem muito utilizados nos funerais.
As mulheres tem tentado usar outros tecidos
nos rituais, causando grandes polemicas sobre a propriedade de seu uso e mudanças nos ritos fúnebres.
Os Kuba acreditam que seus ancestrais de clã não reconhecem suas homenagens a menos que se apresentem corretamente vestidos com suas roupas rituais feitas de ráfia.
Apesar desses tecelões não serem nem a sombra daquilo que já foram no passado, os melhores tecidos ainda apresentam essa dedicação pelo estilo e a admirável capacidade de improvisação dos Kuba, internacionalmente reconhecidos.
Ainda é possível obter-se amostras dos antigos tecidos nos enxovais das famílias para serem reproduzidos.
Os tecidos Kuba possuem dois padrões básicos; retalhos retangulares pequenos ou grandes, decorados com apliques e uma extraordinária variedade de técnicas.
O povo dos Bakuba habita a parte central da bacia do rio Congo (na atual República do Zaire), vivendo na savana ao Sul da densa floresta equatorial.
Os Bakuba tinham constituído um reino forte e secular.
Famosos são os produtos da metalurgia Bakuba, como punhais, armas e joalharia.
As aldeias tinham-se especializado em determinados trabalhos de artesanato, como a fabricação de caixas e taças de madeira ornamentadas, tapetes de veludo, cachimbos de cobre e a roupa de ráfia.