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segunda-feira, 28 de maio de 2012

O Canal de Suez

A Partilha da África

Ferdinand de Lesseps havia obtido concessões de Ismail Pasha, o líder do Egito, entre os anos de 1854 e 1856, para construir o Canal de Suez.
Algumas fontes estimam a força de trabalho de 30 mil trabalhadores, porém outros estimam que até 120 mil trabalhadores morreram durante os dez anos de construção, devido à desnutrição, fadiga, entre outras enfermidades como a Cólera.
Pouco após seu término em 1869, Isma'il Pasha fez grandes empréstimos de banqueiros franceses e ingleses com altas taxas de juros.
Em 1875, ele estava enfrentando dificuldades financeiras e foi obrigado a vender sua parte no canal.
Essas partes foram divididas pelo primeiro-ministro britânico Benjamin Disraeli, que buscou dar ao seu país controle prático no manejo desta estratégica via marítima.
Quando Ismail Pasha se negou a reconhecer a dívida externa do Egito, França e Reino Unido assumiram o controle financeiro conjunto do país, forçando ao mandatário egípcio a abdicar.
As classes governantes egípcias aceitaram com agrado a intervenção estrangeira.
A Revolta de Urabi se desencadeou contra o Quediva e a influência europeia em 1882, um ano após a Revolta Mahdista.
Muhammad Ahmad, que se auto proclamou o Mahdi, liderou a rebelião e foi reprimido por Horatio Herbert Kitchener em 1898.
O Reino Unido a partir de então assumiu o controle administrativo do Egito.

Fonte consultada: Wikipedia
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