Em 1986, durante a festividade Agemo em Imosan (Nigéria),
espalharam-se rumores de que uma árvore tinha caído dentro do bosque sagrado
logo após a saída dos sacerdotes que ali faziam um ritual. Aparentemente
ninguém viu a arvore cair. Os companheiros do sacerdote que eram donos do
bosque explicaram que o seu inimigo - outro sacerdote, que havia recusado
participar das celebrações naquele ano - havia usado seu poder para fazer cair
essa árvore. Mas graças ao poder do sacerdote presente, os presentes foram
poupados desse acidente, conforme o relato do colega. Outra versão afirmava que
foi o próprio dono e não seu inimigo, que causou a queda da árvore para
demonstrar seu poder diante do conflito. Se a árvore caiu ou não era um fato
menos importante do que as interpretações dadas a essa história. Da mesma
maneira, faz parte comentar e fuxicar sobre aquilo que está acontecendo durante
o ritual e o que determinados indivíduos deveriam ter feito. E a representação
adquire sua própria realidade. Transforma-se.
Yoruba Ritual
Este livro de Margaret Drewal é um mergulho para dentro â da
liberdade do ritual ioruba, o poder de improvisação de seus intérpretes, e o
desejo de seus participantes em alternar as possibilidades de entretenimento.
Suas implicações são diretas na diáspora americana, devido à presença desses
artifícios, que constituíram a chave para a sua adaptação em novos ambientes,
base fundamental para aquilo que Stuart Hall chamou de â estética da diáspora.
African Diaspora Program
De Paul University
Margaret Thompson Drewal
Margaret Thompson Drewal é uma teórica das artes
performáticas, historiadora de dança, e etnógrafa. Ela estudou os rituais
iorubas da África ocidental e afro-brasileiros. Além de danças populares
norte-americanas e entretenimentos da virada do século XIX, incluindo
espetáculos apresentados nas primeiras Exposições Internacionais. Drewal possui
especial interesse na poética e política do discurso performático. Ela também
teve experiência profissional como bailarina e coreógrafa.