Seguidores

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Agudás

Quem são os agudás?

São descendentes de escravos brasileiros ou de mercadores de escravos de Salvador, que começaram a emigrar para a costa Ocidental da África, a partir do século 19.
A maioria se fixou na cidade de Uidá, no então Reino de Daomé, atualmente República do Benin, que era um centro do comércio de escravos para o continente americano.
O que significa a palavra agudá?
É a designação dada ao "parentes de Uidá", em iorubá, fom ou mina (línguas faladas em alguns pontos da costa ocidental da África) para os que possuem sobrenome de origem portuguesa.
Provavelmente, agudá surgiu da variação da palavra ajuda, como os portugueses chamavam a cidade de Uidá, no Benin, importante entreposto de escravos e onde os portugueses possuiam uma base, o Forte São João Batista de Ajuda.
O que os agudás ainda preservam da influência brasileira?
Os descendentes de brasileiros dançam a burrinha, uma forma antiga do bumba-meu-boi brasileiro e comemoram o Carnaval no final do mês de janeiro. O Carnaval é seguido da missa da Irmandade Brasileira de Nosso Senhor do Bonfim, ambos realizados na capital beninense Porto Novo. Após a missa, os agudás se reúnem para dançar a burrinha e comer os pratos típicos agudás.
Caminhando pelas ruas das cidades beninenses de Uidá e de Porto Novo, o visitante se depara com alguns casarões no estilo colonial brasileiro, herança dos primeiros emigrantes brasileiros que chegaram ao país.
A maioria dos casarões, no entanto, está em péssimo estado de conservação.
Os agudás, descendentes de escravos ou de mestiços brasileiros que emigraram para o Golfo do Benin a partir do século 18, também foram os primeiros no país a fabricarem móveis como mesas, sofás e cadeiras.
Muitos dos descendentes de brasileiros preservam algumas peças que possuem há mais de cem anos.
Estilo
As "casas brasileiras" chamaram logo a atenção quando começaram a ser construídas, com os cômodos mais definidos, diferentes das moradias beninenses de até então.
Construídos em sua maioria durante o século 19, os casarões até hoje são chamados de "casas brasileiras."
São sobrados espaçosos, como os que ainda existem em várias cidades do interior do Brasil ou mesmo em Salvador, cidade inspiradora do que eles chamam de estilo brasileiro no Benin.
A marca da nossa arquitetura está gravada na grande mesquita de Porto Novo. Construída em 1930, a mesquita mais se parece uma igreja barroca brasileira.
No momento, já existe um projeto de restauração da mesquita, tal como de outros edifícios catalogados como patrimônio histórico.

fonte :

série "Agudás: O Brasil no Benin"
BBC Brasil