Seguidores

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Orunmila-Ifa


Orunmila-Ifa

Na mitologia Yoruba, Orunmilá é um orixá, e divindade da profecia.
Ele é reconhecido como "ibi keji Olodumare" (segundo só a Olodumare (Olorum, Deus)) e "eliri ipin " (testemunha da criação).
Orunmilá também é às vezes chamado Ifá (ee-FAH ") que é de fato a incorporação do conhecimento e sabedoria e a forma mais alta da prática de adivinhação entre as pessoas Yoruba.
Embora Orunmilá não é de fato Ifá, a associação íntima existe, porque ele é o que conduz o sacerdócio de Ifá.
Ifá é o nome de um Oráculo dos Yorubas na Nigéria.
O sacerdote de Ifá são chamados Babalawo (o pai dos segredos).
Ifá, também designado por Fa, é um sistema de adivinhação que originou na África Ocidental entre os Yorubas. O sistema também é praticado entre os adeptos da Santeria, Candomblé, e religiões tradicionais africanas similares transplantadas para o Novo Mundo.
Ifá tem suas raizes na África entre os iorubás, não é propriamente uma divindade (Orixá). É o porta-voz de Orunmilá e dos outros Orixás. Orumilá também é denominado frequentemente Agbonniregun ("Aquele que é mais eficaz do que qualquer remédio"). Em caso de dúvida Ifá é consultado pelas pessoas que precisam de uma decisão, que queiram saber sobre casamentos, viagens, negócios importantes, doenças, ou por motivo religioso.
O babalawo e o aprendiz sempre ao seu lado. O aprendizado começa muito cedo.
O babalawo (pai do segredo) recebe as indicações para as respostas através dos signos (odù) de Ifá. Cada odù é formado por um conjunto constituído por duas colunas verticais e paralelas de quatro índices cada. Cada um desses índices compoem-se de um traço vertical ou de dois traços verticais paralelos que o babalawo traça no pó (iyerosun) espalhado sobre um tabuleiro de madeira esculpida (Opon-Ifá) à medida em que vai extraindo os resultados pela manipulação dos côcos de dendezeiro ou ikin-ifá.

Babalawo - Opele e Opon Ifá

O babalawo detecta esse odù manipulando caroços de dendê (Ikin) ou jogando o rosário de Ifá chamado (Opele-Ifa).
Ifá é denominado Fa entre os Fon e Afa entre os Ewe. Entre eles o babalawo recebe a designação de bokonon, e o sistema de adivinhação é o mesmo.
Existem 256 odù, correspondendo cada um a uma série lendas (Itan).
O Orixá da adivinhação é chamado de Ifá, mas também é conhecido como Orumilá, ou Orunmila-Ifa .
Ifá é o nome de um Oráculo do Yoruba na Nigéria.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.