Seguidores

sábado, 24 de setembro de 2011

Museu Afro Brasil



O Museu Afro-Brasil, em São Paulo, é o primeiro complexo museológico do país sobre a população negra.
O espaço cultural dos afrodescendentes ocupa o Pavilhão Manoel da Nóbrega, que, assim como outros prédios do mais conhecido parque paulistano, foi desenhado na década de 1950 por Oscar Niemeyer.
O projeto de adaptação ao novo programa e a arquitetura de interiores da biblioteca foram desenvolvidos pelo escritório Brasil Arquitetura, dos arquitetos Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci.
Inaugurado em outubro de 2004 , o local abriga manifestações artísticas em diversas linguagens - cinema, fotografia, música, dança, teatro -, além de oferecer cursos, palestras e workshops.
Com a curadoria e coordenação do artista plástico Emanoel Araújo, possui mais de mil obras pertencentes ao acervo particular do artista, cedidas à Secretaria de Estado da Cultura.
Longe de ser um museu meramente contemplativo, o Afro-Brasil tem o compromisso social de resgatar a dívida da sociedade brasileira para com o segmento negro e mestiço da sua população, reconhecendo o valor de sua cultura, sua dignidade e seu lugar na sociedade brasileira, bem como seu papel na construção de uma nova civilização.
O complexo pretende ser um espaço de recuperação, preservação, valorização e divulgação do universo histórico-cultural do negro brasileiro. Grupos podem agendar visitas monitoradas onde poderão ouvir explicações sobre esse acervo.
O Museu Afro Brasil é uma instituição da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, subordinado à Divisão de Iconografia e Museus – DIM / DPH.
A implantação do Museu se dá com recursos de patrocínio da Petrobrás, com incentivos da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura – MinC. A gestão do projeto está sob responsabilidade do Instituto Florestan Fernandes – IFF, por meio de termo de colaboração com a Secretaria Municipal de Cultura – SMC.
O projeto de implantação mantém no Museu uma equipe interdisciplinar de consultores, especialistas em museologia, história, antropologia, artes e educação e equipes operacionais e administrativas, que dão suporte ao trabalho realizado. A coordenação do trabalho é feita pelo curador Emanoel Araújo.
O Museu Afro pode ser acessado por todos, tem entrada gratuita, tem tratamento didático nos seus conteúdos, o acolhimento é parte da estrutura didática do Museu e ele está concebido no âmbito das políticas públicas, com financiamento público (seja diretamente pela Prefeitura ou por incentivos fiscais na área cultural), sem descartar contribuições privadas.
O Museu Afro Brasil também conta com uma Associação de Amigos para viabilizar os seus projetos através da captação de recursos, apoios e patrocínios.

Local:
Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega
Avenida Pedro Álvares Cabral,
acesso pelo portão 10, Parque do Ibirapuera
As visitas monitoradas devem ser previamente agendadas:
(11) 5579-8542 / 5579-7716 / 5579-6399
Site: http://www.museuafrobrasil.prodam.sp.gov.br