Seguidores

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Palacio do Ataojá

Oshogbo
Oshogbo é a cidade sagrada da deusa Oxum e o centro de seu ritual. O rio Oxum , assim como o palacio do Ataojá , é seu "alter-ego ", seu berço.
É um lugar tão místico , que cada cidadão , cada árvore, cada animal, planta ou pedra , adquire significado "metafisico" e ritual.
Num passeio pela cidade do Orixá Oxum,, poderemos ver os murais do seu templo, dentro do palácio do Ataojá.
Logo a direita está o mercado do templo de Oxum, que é a edificação mais antiga da cidade. Esse templo é usado para hospedar a corte e os chefes locais. Bem de frente ao mercado do templo situa-se o palacio templo de Oxum.
Mas é no meio das casas mais escondidas no centro da cidade que está o antigo e poderoso altar de Oxum.
São dois Palácios
O primeiro faz parte do santuário principal de Oxum Oshogbo.
Foi aqui que Laro e seu povo se estabeleceu de inicio.
O segundo palácio é o local onde Laro se instalou , antes da comunidade fundar um novo assentamento do lado de fora da floresta sagrada.
A casa de culto Ogboni localiza-se neste segundo palácio.
A sociedade Ogboni é composta de uma elite de homens de influência, que detem um consideravel poder politico e economico. Eles se reunem semanalmente nessa casa de culto.
Ambos os edificios estão construidos com a tecnica de taipa , com telhados de zinco suportados por pilares esculpidos em madeira e barro.
A construção dos tres predios Ogboni, é composta de marquises sobre os acessos , sustentadas por um aglomerado de colunas delgadas.