Seguidores

sábado, 15 de outubro de 2011

Comida Togolesa

Togo conta com uma gastronomia simples que resulta deliciosa pela excelente qualidade dos ingredientes utilizados em seus pratos.
Tanto a carne como o peixe são a base da gastronomia togolesa.
O peixe, de água doce ou salgada, costuma-se servir simplesmente grelhado embora também possa ser preparado em molho ou acompanhado de vegetais, arroz ou milho.
O mesmo acontece com a carne, principalmente de vaca, ovelha, cabra ou porco.
Se tiver oportunidade não deixe de desfrutar de um saboroso bife de búfalo ou antílope.
Entre os pratos mais típicos encontram-se o mutsella, peixe com verduras e espécies, o yekumé, frango picante, gboma, marisco com espinafre, o atieke, mandioca cocida e o inhame com batata, banana e mandioca.
Como sobremesa podem-se tomar frutas frescas ou doces preparados com coco ou cacau.
Bebidas
Depois de comer, um bom café cultivado nestas terras é o fim perfeito para uma deliciosa e singela comida. Preferindo algo mais forte pode perguntar pelo chucutú, cerveja ou então por um vinho de palma.

Frango com banana

1 frango de 1,25 kg
100 g de toucinho
6 cebolas roxas pequenas
1 limão
10 bananas nanicas verdes
2 pimentas vermelhas
250 ml de óleo
Sal

Corte o frango em pedaços. Corte o toucinho em cubinhos. Descasque e corte as cebolas em fatias finas. Esprema o limão. Lave as pimentas. Descasque as bananas, corte-as em 4 no sentido do comprimento. Regue-as com o suco de limão.
Numa panela de fundo grosso, refogue as cebolas em óleo, mexendo.
Acrescente o frango e doure-o bem de todos os lados por cerca de 10 minutos. Adicione o toucinho e a pimenta. Regue com 200 ml de água e salgue. Tampe e deixe cozinhar em fogo médio por 25 minutos.
Acrescente as bananas e deixe cozinhar por mais 10 minutos.