Seguidores

sábado, 22 de outubro de 2011

Murais em relevo das casas Hauçás em Zaria, Nigéria

Zaria é uma cidade da Nigéria, no estado de Kaduna. Localiza-se no norte do país. Tem cerca de 960 mil habitantes. Foi fundada por volta do ano 1000 como uma Cidade-Estado hauça.
É uma das sete cidades originais remanescentes do século XVI.
É uma cidade atraente e vibrante, que manteve sua aparência antiga por deixar a maior parte de o desenvolvimento industrial acontecer na vizinha Kaduna. Já foi cercada por dezenove quilômetros de muros, visíveis em algumas áreas bem preservadas.
O moderno estado nigeriano reúne numerosos povos de evolução histórica diversa. A islamização dos povos setentrionais deveu-se aos contatos, pelo Saara, com os estados muçulmanos do norte da África.
No século XI formou-se em torno do lago Tchad o vasto império de Kanem-Bornu. Vários estados hauçás islamizados, como Kano, Zaria e Gobir, mantiveram-se durante séculos e, por vezes, formaram confederações para defesa mútua.
Kano, a maior cidade do norte e uma das mais interessantes, guarda ainda os restos da imensa muralha que cercava a milenar Kano, centro do comércio trans-sahariano.
Monumentos nacionais dignos de se comtemplar são Kofar Na Isa, Kofar Dam Agundi e Kofar Sabuwar.
O Palácio do Emir possui excelente mostra de arquitetura hauça, e a Mesquita Central.