Seguidores

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ngie Kamga Joseph, Fon de Bandjun - Cameroun

Fon (rei) é o irmão dos animais fortes e corajosos. De noite tem o poder de transformar-se em pantera, para caçar na floresta, correr na savana e beber nas torrentes.
Quando uma pantera é morta por um caçador, todo o território do Fon de Bamileke se amedronta. Será que algum deles ira morrer com a morte de seu duplo?
O chefe administrativo do gabinete das finanças e ministro do Camerun no ano de 1964, Joseph Kamga tornou-se o decimo terceiro Fon de Bandjun.
No dia do funeral de seu antecessor, foi detido no mercado por dois chefes Bamileke, “os carrascos", entre os nobres e príncipes que choravam a morte do falecido rei.
Usando um xale de sisal sobre a cabeça, em sinal de humildade, foi levado para os nobres "tafo meru", onde ficou sabendo que dali a nove meses seria rei.
Antigamente esse aprendizado durava nove meses. Durante o seu retiro é acompanhado pela "nrounq” (amada), a mulher com quem se casou antes da coroação, e pela "djvikam", a mulher de um nobre que ira tornar-se a primeira rainha.
Ao retornar para o palácio, "tsa", ele é responsável pelas quatro mulheres do falecido Fon, que se tornam suas esposas.

A República dos Camarões

A República dos Camarões é um país da África Central, e se estende por mais de 1.200 km de comprimento, com uma grande variedade de paisagens: da planície costeira, aonde se ergue o Monte Camerun, um vulcão ativo (4.070 mt), até o Lago Tchad, no norte.
No centro se estendem planaltos, bacias internas e montanhas maciças, cobertas de florestas equatoriais e de savanas.
Por este motivo seja o clima que a vegetação, mas também os povos que o compõe, são muito variados.
Os seus habitantes são 7.132.000, e, pela maior parte, povoam o sul do país, onde se encontram as principais cidades, como Yaoundè, a capital, e Duala, o centro econômico.
A República dos Camarões deve o seu nome a um pequeno rio, o Wouri, denominado pelos primeiros exploradores portugueses, "Rio dos Camarões".
Mesmo se as línguas oficiais são o francês e o inglês, neste país se falam muitos idiomas e línguas bantas e sudanesas.

O Oeste de Camarões

Entre o mais destacado desta zona aparecem as grandes plantações de bananas e os vulcões apagados como o Bamboura e Manengouba.
Toda esta zona desfruta de um clima temperado e é rica em vegetação.
É a zona mais povoada de Camarões por ser a mais rica.
Está habitada pelo povo Bamileke, um grupo muito empreendedor e comerciante.
Povos da savana
Bangwa é um povo de Cultura ancestral que, vivendo em Fontem, em meio à floresta na República de Camarões, e, portanto longe da influência da colonização ocidental, conservou toda a riqueza e tradição dos valores africanos.
Cerca de 200 anos atrás as tribos Bangwa e Bamileke formavam um só povo.
Problemas de distribuição de terras causaram a sua divisão.
Assim, os Bamileke permaneceram nas savanas, (cerrado é o nome regional dado às savanas brasileiras.), agrupados em aldeias e dedicaram-se ao comércio.
Os Bangwa, ao invés, migraram para as colinas em busca de terras. Estas, geralmente trabalhadas pelas mulheres e que no passado foram causa de discussões e problemas, atualmente são a principal riqueza dos Bangwa.
Hoje os Bangwa são aproximadamente 160.000 e vivem em aldeias compostas por famílias "alargadas", os clãs.
Cada aldeia tem seu líder; várias aldeias são governadas por um chefe, conselheiro do Fon, o Rei de Fontem, que mora no centro do reino. Ele governa todo o território e tem autoridade sobre seus habitantes.

Rei fotografado por Daniel Lainé entre 1988 e 1991