Seguidores

domingo, 6 de novembro de 2011

Esquifes

Para a tribo Ga, uma comunidade pesqueira originaria do território de Accra e que vive na região costeira de Gana, os funerais representam um período de luto, mas também celebração.
Eles acreditam que ao morrer, começam outra vida, e fazem questão de fazer isso com muito estilo.
Para honrar seus mortos usam caixões muito coloridos e especialmente esculpidos para representar os ofícios e as profissões de seus entes queridos, ou evocando a maneira como viveram.
São caixões temáticos conhecidos como "caixões fantasia".
Modelos em forma de peixes, lagostas, caranguejos, barcos, enfim tudo aquilo que representa a vida dessa comunidade que vive da pesca.
Mas há muito mais do que formas de peixes... os chefes tradicionais , são enterrados "dentro" de leões, os ricos comerciantes em esquifes e caixões na forma de automóveis caros como Mercedes, para entrarem na sua viagem ao paraíso.
A variedade de temas é infindável, carros ou caminhões para o defunto que foi motorista, armas para generais, lojas para comerciantes, máquinas de costura para uma dona de casa, etc.
Esses caixões também podem simbolizar os vícios e prazeres de sua vida pregressa, como uma lata de cerveja e um cigarro.
Durante os últimos anos essa forma de arte foi incorporada definitivamente aos funerais Ga.
Esses hábeis e criativos artesãos são capazes de reproduzir tudo aquilo que lhes for solicitado.
Ablade Glover, um artista que trabalha em conjunto com os carpinteiros, afirma que o caixão representa um lar para a vida no além, e por isso precisa ser caprichado.
Mas ao mesmo tempo lamenta que essas obras de arte fiquem escondidas debaixo da terra.