O agogô é uma palavra iorubana que significa sino ou gongo. Seu uso está  difundido por todo o mundo, porém sua origem está na musica tradicional ioruba.  O agogô pode ser o instrumento mais antigo do samba e inspirou-se nos sinos  simples ou duplos Ioruba da África Ocidental. Possui o timbre mais alto de  quaisquer instrumentos de percussão.
Construção
O Agogô é feito de metal e cada sino possui um tamanho diferente. Isso  permite que produzir notas diferentes dependendo do sino que for tocado. O  instrumento original é feito em ferro forjado, e atualmente é fabricado com  vários metais e tamanhos para obter diferentes qualidades de som. O instrumento  mais comum é o de dois sinos unidos por um arco metálico em forma de U. O sino  menor tem o som mais alto. Os sinos são percutidos com uma vareta de madeira  obtendo um som semelhante àqueles sinos que se penduram nas vacas. Há, porém um  som menos usual que é produzido apertando os dois sinos juntos.
Origens religiosas
O Agogô é empregado tanto na música cerimonial das religiões ioruba no  continente africano quanto nas práticas do Novo Mundo, que se baseiam nas  crenças trazidas pelos escravos da África que resultaram no candomblé. Seu uso  abrange tanto a congregação religiosa quanto as saudações que anunciam a chegada  de uma personalidade. É o principal instrumento usado no culto de Obatalá e  Orisa Nla (o Orisa Nla, Alagogo Oje o). Tanto Obatalá quanto Orisa Nla são  deidades muito importantes para os iorubas.
 

