Seguidores

domingo, 25 de dezembro de 2011

Agogô - Nigeria - Africa Ocidental


O agogô é uma palavra iorubana que significa sino ou gongo. Seu uso está difundido por todo o mundo, porém sua origem está na musica tradicional ioruba. O agogô pode ser o instrumento mais antigo do samba e inspirou-se nos sinos simples ou duplos Ioruba da África Ocidental. Possui o timbre mais alto de quaisquer instrumentos de percussão.

Construção

O Agogô é feito de metal e cada sino possui um tamanho diferente. Isso permite que produzir notas diferentes dependendo do sino que for tocado. O instrumento original é feito em ferro forjado, e atualmente é fabricado com vários metais e tamanhos para obter diferentes qualidades de som. O instrumento mais comum é o de dois sinos unidos por um arco metálico em forma de U. O sino menor tem o som mais alto. Os sinos são percutidos com uma vareta de madeira obtendo um som semelhante àqueles sinos que se penduram nas vacas. Há, porém um som menos usual que é produzido apertando os dois sinos juntos.

Origens religiosas

O Agogô é empregado tanto na música cerimonial das religiões ioruba no continente africano quanto nas práticas do Novo Mundo, que se baseiam nas crenças trazidas pelos escravos da África que resultaram no candomblé. Seu uso abrange tanto a congregação religiosa quanto as saudações que anunciam a chegada de uma personalidade. É o principal instrumento usado no culto de Obatalá e Orisa Nla (o Orisa Nla, Alagogo Oje o). Tanto Obatalá quanto Orisa Nla são deidades muito importantes para os iorubas.