Seguidores

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Citara de esteira - África ocidental



A citara de esteira é um instrumento de cordas construído com 27 hastes grossas de junco amarelo, cortadas de ponta a ponta entre os nós e com palhetas menores usadas para preencher os vãos, de maneira a formar uma caixa de som retangular.
As hastes presas junto às extremidades com gravetos de madeira descascados e dispostos perpendicularmente à superfície, que é fica compreendida dentro deles; o conjunto é preso em seguida com tiras de fibras marrom que formam uma amarração espessa e decorativa na parte superior.
As hastes presas junto às extremidades com gravetos de madeira descascados e dispostos perpendicularmente à superfície, que é fica compreendida dentro deles; o conjunto é preso em seguida com tiras de fibras marrom que formam uma amarração espessa e decorativa na parte superior.
Estes gravetos ultrapassam as bordas do instrumento. Duas saliências de madeira marrom rosado são colocadas através da esteira, paralelamente às extremidades; Elas mantêm a tensão de sequências de caracteres. Onze destes, formados com a pele dos juncos compõem o cordoamento, afastados de uns 60 a 80 mm de distância da superfície das extremidades dos juncos e tensionados pelas traves salientes.
Essas cordas são atadas firmemente ao corpo da esteira em ambas as extremidades, usando tiras de fibras vegetal marrom alaranjadas para impedi-las de partir. O centro de cada corda foi amarrado da mesma maneira, porém usando tiras mais estreitas.  O instrumento produz som ao dedilhar as cordas que ficam no espaço entre as traves. Na parte inferior, separaram-se dezesseis juncos da superfície e sob estas foram instaladas três barras de madeira em cruz, mantendo a tensão para segurar o corpo da esteira unido.

Cítara de esteira, África Ocidental

A cítara é um cordofone com inúmeras variedades. Entre estas estão a cítara de esteira Inanga do Burundi, a tubular ou cítara de Valiha dos malgaxes e a harpa ou Citara Mvet dos Camarões. A característica que as distingue é o posicionamento horizontal das cordas. caracteres.
A cítara de Inanga tem a forma uma jangada ou de uma tigela alongada. As cordas são tensionadas entre as extremidades e presas por entalhes afiados cortados nas extremidades do instrumento. As cordas são longas, contínuas e paralelas e suficientemente distantes para que os dedos possam dedilhar com um arranhão forte que produz um som bastante alto.
Na ilha de Madagascar, Valiha é o mais comum e frequentemente referido como o instrumento nacional. É feito por meio de cordas esticadas longitudinalmente ao redor de um tubo de bambu grande.
Este tipo de Valiha é feita através do corte de um comprimento de bambu com  um nó em cada extremidade. Um número de incisões é feito ao longo de todo o comprimento da casca exterior do tubo para produzir uma série de tiras muito estreitas. Elas são cuidadosamente separadas do corpo do instrumento exceto nas duas extremidades onde ficam presas aos nós. O instrumento é deixado para secar ao sol. Quando estiver seco, o Valiha será afinado através de duas pequenas saliências sob cada corda. A distância entre as saliências pode ser regulada para produzir notas diferentes.
A cítara de esteira da Nigéria é feita com pedaços de bambu no qual tiras são cortadas para criar as cordas. As peças de bambu são amarradas e colocadas sobre uma cabaça oca, que serve como uma caixa de ressonância. Existem dois tipos de cítara: plana e a longa. A cítara de esteira pertence ao grupo das planas.