Seguidores

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Fotografo - Samuel Fosso - Camarões

Samuel Fosso é um dos fotógrafos mais eminentes da África. Suas fotografias são exibidas por toda a Europa e América, do Guggenheim em Nova York às galerias de Barcelona, Paris e Amsterdam. Sua arte é o auto-retrato – no qual se retrata como Guerreiro, Mestre, Chefe Africano e Marinheiro Japonês.  A BBC 4 visitou o estúdio de fotografia do Fosso em Bangui, na República Centro-Africana, para encontrar o homem por trás e na frente da câmera.
Fosso começou a fazer auto-retratos, utilizando exposições em seus filmes, para enviar a sua mãe na Nigéria, de quem havia se separado ao escapar da guerra de Biafra na década de 1960. Apesar de seu objetivo inicial era o de mostrar ele estava vivo e bem, seu interesse em explorar esse gênero foi crescendo constantemente, e ele foi experimentando novas poses e técnicas. Numa das séries, Fosso posou na frente de um cenário de Bucareste, um pais que se tornou modelo para a República Socialista Centro-Africana e noutra posou com sua camiseta diante dos presidentes da República Centro-Africana.
Em 1994 foi descoberto por um caçador de talentos francês que revelou o seu trabalho para o conhecimento de um público maior e para a ribalta da apreciação crítica internacional. Sua comunidade permaneceu alienada de sucesso do Fosso, situação Fosso empenhou-se em manter. Ele preferiu manter seus trajes exóticos fora de vista e continuar com seu negócio de fotografias para passaporte e retratos. Seus vizinhos acreditam que ele viaja para a Europa para tirar fotos de casamento.
Em fevereiro de 2002, Samuel Fosso viajou para os Estados Unidos pela primeira vez, para assistir a abertura de uma exposição apresentando seu trabalho em Nova Iorque. A BBC 4 acompanhou Fosso em seu encontro com as principais figuras da cena de arte de Nova York. O programa também visitou sua família no vilarejo de Ebunwana Edda na Nigéria, para explorar as emoções de Samuel sobre sua infância durante a guerra de Biafra.