Seguidores

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Harpa Donnu - povo Mangbetu - Zaire

Foto: Harpa arqueada donnu da etnia Mangbeto, região do Rio Uele, Congo belga (atual Zaire).
ca. 1910-1920.


O fio de cobre trançado retrata a pintura geométrica, pontilhada, corpo linear e pintura feita por mulheres Mangbetu. A cabeça alongada representa a Rainha Mangbetu Nenzima e o rei Yangala.


Harpa Donnu


Embora as harpas antropomórficas estejam estreitamente associadas com os Mangbetus, os instrumentos de cordas não são nativos da sua cultura. Na verdade, o caminho pelo qual a harpa foi introduzida aos Mangbetu é assunto de muito debate entre os estudiosos e só pode ser documentado nas últimas décadas do século XIX.
Como instrumento usado apenas por homens para o seu entretenimento pessoal, a harpa não ocupou nenhum papel no extenso repertório musical que acompanha os rituais políticos significativos desse povo.  A popularidade de donnu da virada do século XIX para o século XX foi curta e harpas esculpidas ornamentalmente já não fazem mais parte da rica cultura musical da etnia Mangbetu. Até já se supôs que a harpa pode ter sido menos importante para os Mangbetus como um instrumento musical do que como um objeto de arte para ser negociado com os europeus.


Zaire


O Zaire agrupa mais de 250 etnias espalhadas por todo o território, fundamentalmente nas regiões orientais, o Baixo Zaire e o sul.
No norte habitam os povos criadores de gado, Chamba, Azande e Mangbetu enquanto que no Baixo Zaire está cheio dos campos de cultivo dos Bakongo, povoadores também da região norte oriental. Os Ngombe moram na curva do rio Zaire.
A parte central está habitada pelos Mongo que aproveitam a selva para plantar seus cultivos em um tipo de agricultura itinerante.
Também são agricultores os Baluba e Bakuba, em Kasai, e os Lunda que moram em Shaba, ao sul.
Os pigmeus habitam repartidos em Ituri e zonas norte orientais, Zaire Médio e em alguns pontos do planalto central dedicados à caça e a colheita.
A esperança de vida dos zairenses é de 52 anos; 71% estão alfabetizados, um dos índices mais altos da África.


Ouça:
http://www.cartage.org.lb/en/themes/Arts/music/instruments/minstrumentafr/ngombi/ngombi.htm