Seguidores

domingo, 11 de dezembro de 2011

Museum fur Volkerkunde - Palácio de Hofburg- Viena

Palácio de Hofburg - Tesouro Imperial. Lá também fica o complexo dos Museus de Belas Artes, Museu Sissi, Museu de História Natural, Museu de etnologia onde está o "Penacho de Montezuma".

Palácio de Hofburg

O Palácio de Hofburg é um impressionante conjunto arquitetônico no qual viveram Sissi e Francisco José, cujo amor se imortalizou no cinema. Embora estes amantes não foram tão felizes como se pode ver no filme, o certo é que o palácio imperial é realmente fantástico. O primeiro palácio se construiu por ordem de Rodolfo I e seus descendentes foram acrescentando edifícios ao longo de seis séculos.
À entrada de Hofburg costumam estar vários cortesãos vestidos com trajes de época para fazer fotos com os turistas e dar folhetos explicativos. Este imperial conjunto tem numerosos atrativos e embora tenha sido afetado por um incêndio em 1992 unicamente se deterioraram alguns cômodos como o Salão de Banquetes, a Biblioteca Nacional e a Sala de Equitação.
O Palácio Novo, de estilo neo renascentista do Ring, resulta realmente impressionante pela sua forma de circunferência.
Atualmente abriga quatro museus: o Museu de Éfeso que expõe restos arqueológicos encontrados em Turquia por expertos Austríacos, a Coleção de Instrumentos Musicais com pianos de Mozart, Beethovenou Brahms entre outros, a Coleção de Armas com uma estupenda mostra que vai desde as invasões bárbaras do século V até o XIX, o Museu de Etnografia que expõe mais de 150.000 peças de todo o mundo, destacando a Coroa de plumas de Montezuma, as Coleções do Capitão Cook e a Coleção de Arte de Benin. No andar superior das cavalarias do Palácio encontra-se um anexo do Museu da História da arte denominado a Neue Galerie na que se expõe uma magnífica mostra de impressionistas franceses e outras obras de grande importância como "Banhista" de Renoir, "Auto-retrato" de van Gogh, "Retrato de mulher em cama" de Toulouse-Lautrec e vários retratos de Degas e Manet.

Museu de Etnologia

O Museu de Etnologia (Museum für Völkerkunde) em Viena é o maior museu antropológico na Áustria, criado em 1876. Atualmente instalado no Palácio Imperial de Hofburg abriga 250.000 objetos etnográficos e arqueológicos da Ásia, África, Oceania e América. Com importantes coleções que compreendem objetos mexicanos, com enfoque exclusivo na plumária asteca; parte da coleção Polinésia de James Cook e arte da Costa Noroeste (compradas em 1806); numerosos bronzes de Benin; a coleção de Charles von Hügel da Índia, Sudeste Asiático e China. Abriga também as coleções da expedição austríaca no Brasil; artefatos coletados durante a circunavegação do globo, Novara SMS; e duas tabuletas rongorongo.
A peça mais famosa do Museu é um cocar de penas atribuído a Montezuma, o último imperador asteca, que criou o conflito entre o México e o governo austríaco. Embora tenha sido tomada do México como espólio de guerra pelos espanhóis no século XVI, a Áustria adquiriu esse tesouro da França, em 1880.   O Museu de Etnologia não deve ser confundido com o Museu do folclore austríaco, (o Österreichisches Museum für Volkskunde), que possui um nome semelhante em alemão, mas concentrados em artefatos europeus.