Seguidores

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Nabil Boutros - Fotógrafo egípcio que vive em Paris

Nascido no Cairo em 1954 estudou no Arts-Déco du Caire e depois na Beaux-Arts em Paris, ele trabalhou com pintura, expos e criou desenhos para teatro e publicidade. Só em 1986 que se dedicou à fotografia. Entre 1990 e 1994, começou uma longa série de retratos de egípcios. A noite, locais habitados, são uma constante em seu percurso.
"A maioria dos projetos de Nabil Boutros são voltadas para o Egito". Em 1997, ele concluiu partes de um tema em religioso egípcio, tradicional, música religiosa e profana, é baseada em textos de Edward Al Kharrat fotografando livremente imagens na Alexandria e continuar uma documentação sobre os estilos de vida dos Coptas. "Nabil Boutros transporta suas visões luminosas no retorna ao Egito, focalizadas paradoxalmente em momentos de claro-escuro, onde, diz ele," que a vida deixa de ser deslumbrada pelo sol" (extraído do registro da AFAA).
"Sentimos também que a decoração ou o objetivo onde Boutros situa seus modelos não é simplesmente um atelier ou uma butique". É uma caverna, caverna onde o homem é soberano sobre seus tesouros de cobre, chiffons ou especiarias. E o personagem que ele nos mostra, não é, primeiro, um empalhador ou um comerciante de carvão: é um "habitante" no sentido mais forte da palavra... "(Bertrand Pingaud)