Seguidores

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Talking drums - Tambores Falantes – Nigéria

São tambores feitos de madeira e entalhados num único tronco, com dois bocais revestidos por pele de cabra ou em alguns casos de lagarto.
É afinado através de um sistema de cordas que une uma pele à outra, sendo carregado debaixo do braço que ajuda a fazer pressão sobre as cordas, maneira pela qual se consegue alterações nos sons.
Pelas suas características já foram utilizados como comunicadores a curta distância em algumas regiões de Ghana, Nigéria e Senegal etc. razão pela qual o instrumento recebeu o nome de "Talking Drum" (Tambor Falante), e no original "Tama".


Iya-Ilu.


Este tambor vem da parte sul da Nigéria e é considerado a mãe dos tambores falantes. É o maior tambor do conjunto e produz o som mais profundo e mais grave entre os tambores falantes. É usado com frequência nas cerimónias de casamento dos Iorubas. Nestas ocasiões o chefe da cerimonia canta músicas acompanhadas pelo percussionista do Iya. Outras vezes é acompanhado por outros tambores falantes. O Iya também é usado para as cerimonias matinais do palácio em louvor ao rei. Além disso, em cerimônias fúnebres e reuniões sociais. Às vezes em festas, os convidados cantam junto esses tambores. O percussionista fará o Iya-Ilu "falar" e os convidados irão cantar aquilo que o tambor disser.


Adama

Este é o tambor de porte médio no conjunto dos Talking Drums. É mais fácil de dominar que o Iya-Ilu. Costuma ser encontrado nos coros de Igrejas e é tocado como recreação. Embora o Iya-Ilu seja empregado tradicionalmente como o tambor guia, o Adama também pode assumir essa função.


Omele


Este é o menor dentre esse grupo de tambores e é usado para acompanhar o Adama e o Iya-Ilu funcionando como uma espécie de cronometro. É o mais fácil de tocar entre todos, sendo usado nas brincadeiras de crianças como parte do brinquedo e até para fins decorativos.