Seguidores

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Babalawo, Babalaô - Sacerdote de Orunmilá

Babalawo ou Iyanifa (usa-se também o nome completo Babaaláwo, pronunciado Baba-a-lawo) é o nome ioruba dado ao sacerdote de Orunmilá, o deus iorubano da sabedoria que opera através de Ifá, o sistema de adivinhação e predição.
De acordo com a tradição ioruba, Orunmilá conhece o presente, o passado e o futuro.
Através da comunicação com Orunmila, o sacerdote de Ifá, pode averiguar o futuro e saber como lidar com ele.
Essa consulta é feita através de uma adivinhação lançando o (Opele), uma corrente de (ikin) nozes de cola, sobre uma bandeja de madeira consagrada a esse deus.
No culto aos Orixás o babalawo ou "pai e mestre dos mistérios" ou Awo, é reconhecido como um clérigo e atua como um sacerdote na comunidade.
A sacerdotisa de ifa é conhecida por Iyanifa.
Awo é frequentemente usado como um referencia de gênero neutro, tanto para Iyanifa quanto para Babalawo, bem como a esse conjunto sacerdotal.
Um Awo é um conselheiro espiritual de seus clientes e presta assistência àqueles que recebem a tarefa de zelar por um Santuário de Orixá, ou pelos iniciados na tradição do culto ao Orixá.
William Bascom, a principal autoridade acadêmica sobre Ifa, ate o momento de seu falecimento, afirmava que “apenas homens podem tornar-se babalawos" e que nunca encontrou nenhuma mulher que fosse sacerdotiza atuando como adivinha durante seus extensos estudos de campo nas cidades de Ife, Igana, Meko, Oyo, Ilesa, Abeokuta, Osogbo, Sagamu, Ilara, Ondo, Ijebu Ode ou Ekiti no território ioruba.
Nem ao menos soube nada a respeito disso, de seus informantes nos anos de sua pesquisa, 1937-38, 1950-51, in 1960 e 1965.
Os Awos submetem-se a um treinamento de memorização e de interpretação dos 256 Odus (mistérios- passagens míticas) e numerosos versos (ese) de Ifa.
Os babalaôs costumam ter outras atividades profissionais conforme a tradição.
Muitos deles são herboristas, enquanto outros se dedicam a especialidade de extinguir os danos causados por Ajogun (espíritos da natureza que não possuem nem possuíram existência terrena).
São ensinados a determinar quais as causas dos problemas espirituais e a buscar soluções seculares para tal.
Sua função imediata é a de ajudar as pessoas a encontrar, compreender e proceder na vida até que elas experiência por si próprias a sabedoria espiritual como parte de seu cotidiano.
O Awo é encarregado de auxiliar as pessoas a desenvolver autodisciplina e caráter, para enfrentarem o crescimento dentro da espiritualidade.
Isso se da pela identificação do destino espiritual do cliente, ou Ori e desenvolvendo um paralelo espiritual que servirá como apoio, cultivo e vivencia do seu destino.
Por terem a responsabilidade de identificar o destino espiritual dos outros, Os Awo, precisam dedicar-se ao seu próprio conhecimento da vida e serem exemplos dignos para as pessoas.
Aqueles que não procederem de modo a manter-se nos padrões de comportamento da mais alta moral, cairão no desfavor de seus Orixás, e serão duramente julgados pela comunidade.
Alguns Awo são iniciados na adolescência, enquanto outros aprendem na vida adulta.
Mas o estudo constante e anos de dedicação ainda são a característica principal desses dotados mestres.
É por isso na media esses iniciados para Ifá são treinados por uma década, antes de serem reconhecidos como Babalaôs.