Seguidores

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Bendir - pandeiro- Marrocos e Argélia

Bendir é um membranofone com origem no Norte de África, um pandeiro típico do Marrocos e Algéria.
É uma espécie de tamborim, com cordas esticadas no seu interior, junto à pele.
Há instrumentos semelhantes em todo o oriente próximo, do Marrocos ao Iraque. A característica marcante deste instrumento são as cordas que correm por dentro do corpo, rentes ao couro. Geralmente são duas, mas podem ser mais. Elas são responsáveis pelo som de zumbido característico, marcante na música Berbere.
Esse pandeiro grande tem uns 20 cm de largura (profundidade), e é feito de couro de cabra e madeira. Tem até 70 cm de diâmetro. O Bendir costuma ser decorado com desenhos ou frases do Alcorão, usando para isso a hena. Ele tem um pequeno furo na parte de baixo, usado para equilibrar o instrumento na base do polegar esquerdo, enquanto os dedos da mão esquerda batem de leve na borda e a mão direita toca na borda e no centro. As batidas no centro soam parecidas com o som do Tar, um pandeiro que não tem as cordas. As batidas no centro criam um tom estridente que morre rápido.
No mercado Jma-el-fna, em Marrakesh, o som do Bendir enche o ar. O alaúde, ou outro instrumento de corda, é quem o acompanha para cantar músicas de anedotas (nas quais os ouvintes têm que pagar os músicos para ouvir o final). Apesar de ser difícil encontrar o Bendir fora do Marrocos, o Tar, o Riq e outros pandeiros são muito vistos. Os pandeiros são comuns por serem tão simples, existindo em vários lugares do mundo. O bodhrán irlandês é tocado com trinados de um bastão de duas extremidades. Os pandeiros norte-africanos como o Tar têm couros leves e são tocados com batidas fortes e leves, e trinados dos dedos em diferentes partes do couro.