Seguidores

sábado, 28 de janeiro de 2012

Forte de São João Baptista de Ajudá - Uidá – Benin

Este é o Forte de São João Baptista de Ajudá, situado em Ouidah, na República do Benim, que foi erguido no séc. XVIII para servir de entreposto e de proteção militar ao tráfico português de escravos para o continente americano e Caribe.
Esteve na posse de Portugal até depois da independência do Daomé (como a República do Benim se chamava então), tendo sido abandonado e incendiado por ordem de Salazar em 1961, ano em que o Daomé decidiu ocupá-lo.
Foi recuperado das cinzas ainda na década de 60 e nos anos 80 foi objeto de novas obras de restauro, as quais foram pagas pelo Estado português.
O forte é agora um Museu de História daquela região de África, de onde foram tantos os escravos que dela partiram que ela era chamada Costa dos Escravos. O sítio do museu na Internet merece uma visita, ainda que só esteja em francês e em inglês. É pena que não esteja também em português, pois as raízes de milhões de afro-brasileiros estão naquela parte do mundo, donde os seus antepassados saíram em condições ultrajantes.
O trafico de escravos provocou milhões de mortes e deportações de africanos entre os séculos 16 e 19.
Esse trafico foi aberto pelos europeus à procura de mão de obra competente para desenvolver suas colônias nos novos países conquistados, Brasil, América do Norte e Caribe.
No dia 8 de Janeiro de 1454, o papa Nicolau V assinou o primeiro acordo para dar inicio ao trafico de escravos, o principio de um verdadeiro inferno para a África e os africanos.
Os Europeus (Portugal, França, England, Holanda e Dinamarca) construíram cinco fortalezas para centralizar o trafico negreiro.
Em cada uma delas havia uma vila militar e uma capela.
O rei de Abomé que pretendia expandir seu reino, e necessitava de armas, canhões e pólvora, fez acordo com os europeus de material bélico em troca de escravos.
As guerras produziram prisioneiros que podiam ser vendidos aos europeus.
Os cativos eram trocados por armas, pólvora, cachimbos, contas, roupas, tabaco, álcool, etc...