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domingo, 29 de janeiro de 2012

Mawu-Lissa, princípio da existência Fon

Os Fons reconhecem a existência de um único Deus supremo e criador de todas as coisas a quem eles chamam de Mawu.
Segundo suas crenças, Mawu enviou os Voduns à terra para auxilia-lo a governar o mundo e dar assistência aos seres humanos.
Para quem visita o Benin é natural ouvir a todo o momento o nome de Mawu:

Mawu me faz Vodun – Mawu está entre nós.
Ku faz Mawu’zo – Deus te pague, obrigado.
Mawu ni fon mi – Durma com Deus, Durmo com Deus
Mawu’fe we – Deus nos ama.
Mawu na biy – Deus vai ajudar.

Mawu-Lissa Deusa por vezes vista como gêmeos ou ao menos com a dualidade, masculino e feminino, ou por um ser andrógino.
Mawu é o Ser Supremo dos povos Ewe-Fon, criou a terra e os humanos e engendrou os voduns, divindades que a (Mawu é do gênero feminino) secundariam no comando do Universo.
Ela é associada à Lissá, que é masculino, e também corresponsável pela Criação, e os voduns são filhos e descendentes de ambos.
A divindade dupla Mawu-Lissá é intitulada Dadá Segbô (Grande Pai Espírito Vital), Sé-medô (Princípio da Existência) e Gbé-dotó (Criador da Vida).
Mawu é uma deusa Lunar. representa o Leste, a noite, a Lua, a terra e o subterrâneo.
Sempre que ocorria um eclipse, dizia-se que Mawu e Lissa estariam fazendo amor. Mawu-Lisa criaram todo o Universo e os Voduns juntos.
Lissa é, pai e ancestral, mas a tradição o coloca sempre em segundo plano em relação à Mawu.
Lissa representa o Oeste, o Sol, o firmamento - assim como a luz e as águas contidas ali.
É simbolizado por um camaleão que traz o globo dourado do Sol na boca.
Enquanto Mawu representa o frescor e os prazeres da vida, Lisa encarna o trabalho, a seriedade e a determinação, semelhante a dualidade freudiana entre eros, o princípio do prazer, e tanatos, a pulsão da morte.

A cor emblemática de Lissa é o branco.
Mawu é considerada uma deusa carinhosa, como atesta o provérbio:
Lissa pune, Mawu perdoa.