Seguidores

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Adebisi Fabunmi (1945) – Artista Ganense


Arte africana contemporânea

Adebisi Fabunmi, mais conhecido como FAB é um artista e gravador Ganense nascido em Sekondi-Takoradi no ano de 1965.
Vive atualmente com sua irmã em Oshogobo, na Nigéria, onde conheceu Duro Ladiipo com quem trabalha ocasionalmente como ator em seu teatro. Em 1964 participou do seminário organizado por Georgina Beier e assim começou sua carreira como artista plástico. Desde então Adebisi Fabunmi tem exposto extensamente em vários locais, e acabou tornando-se conhecido principalmente por suas xilogravuras e pintura sobre lã.
O seu trabalho se articula através de diferentes meios de comunicação e estilos. Entre os mais inovadores está a pintura em lã, técnica inspirada no trabalho de índios huichols do México. Fabunmi foi adicionando progressivamente o uso de cores cada vez mais luminosas e concentrando-se no tema de sua pesquisa, as tradições da vida Ioruba. Atualmente, Fabumni trabalha essencialmente como gravador.
Suas xilogravuras retratando a cidade, cuja composição é dividida e subdividida para preencher qualquer espaço vazio com padrões diferentes, são famosas. Acumulando de tal maneira um número de elementos de composição urbanística, que as imagens perdem a conexão com a lógica, revelando uma capacidade de justapor uma série de elementos muitas vezes contraditórios, entre si, num todo coeso, que permite ao espectador entender cada trabalho com uma visão de conjunto única.