Seguidores

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Arte africana na atualidade


Muitas das chamadas artes tradicionais da África estão sendo ainda trabalhadas, entalhadas e usadas dentro de contextos tradicionais. Mas, como em todos os períodos da arte, importantes inovações também têm sido assimiladas, havendo uma coexistência dos estilos e modos de expressão já estabelecidos com essas inovações que surgem. Nos últimos anos, com o desenvolvimento dos transportes e das comunicações dentro do continente, um grande número de formas de arte tem sido disseminado por entre as diversas culturas africanas.
Além das próprias influências africanas, algumas mudanças têm sua origem em outras civilizações. Por exemplo, a arquitetura e as formas islâmicas podem ser vistas hoje em algumas regiões da Nigéria, em Mali, Burkina Faso e Niger. Alguns desenhos e pinturas do leste indiano têm bastante similaridade em suas formas com as esculturas e máscaras de artistas dos povos Ibibio e Efik que se estabelecem ao sul da Nigéria. Temas cristãos também tem sido observados nos trabalhos de artistas contemporâneos, principalmente em igrejas e catedrais africanas. Vê-se ainda na África, nos últimos anos, um desenvolvimento de formas e estruturas ocidentais modernas, como bancos, estabelecimentos comerciais e sedes governamentais.
Os turistas também tem sido responsáveis por uma nova demanda das artes, particularmente por máscaras decorativas e esculturas africanas feitas de marfim e ébano. O desenvolvimento das escolas de arte e arquitetura em cidades africanas tem incentivado os artistas a trabalhar com novos meios, tais como cimento, óleo, pedras, alumínio, com uma utilização de diferentes cores e desenhos. Ashira Olatunde da Nigéria e Nicholas Mukomberanwa de Zimbábue estão entre os maiores patrocinadores desse novo tipo de arte na África.
A luta da África pela independência, tal como noutras partes do mundo colonizado, não se limitou a uma luta pela autodeterminação política, mas também pela libertação do seu povo de todas as estruturas de dominação e de opressão.
Só dispondo da plena liberdade das suas capacidades físicas e mentais, se é capaz de melhorar as condições em que se vive e desenvolver a sua própria cultura. À medida que as nações africanas se foram libertando, dando livre curso às aspirações até então reprimidas ou mantidas sob controle pelos regimes cessantes, surgiu uma súbita explosão de nova criatividade no sentido da modernização das forças produtivas em várias partes de África. Mas, uma vez que as ideias de modernidade eram importadas do Ocidente juntamente com os meios e os conhecimentos da modernização, este fato, criou um problema fundamental de natureza filosófica para as aspirações da África, para a sua identidade pós-colonial, a sua concepção do mundo e visão moderna próprias.
A África possui hoje tudo o que é necessário para ser parte do mundo moderno. Possui fábricas modernas, aviões, linhas aéreas, os carros mais recentes, autocarros e caminhões, rádios e televisão a cores, gravadores de vídeo, computadores e celulares, cybercafés e jogos de computador, hotéis modernos com todas as comodidades que se podem encontrar em Londres, Paris, ou Nova Iorque, alimentos importados, Coca-Cola e hambúrgueres, etc., etc. Certo é que não ficou para trás na aquisição de tudo o que exige uma moderna sociedade de consumo. Não seria surpreendente verificar que os filhos das famílias ricas se passeiam usando roupas importadas de Paris e empunhando os últimos modelos de celulares com transmissão de imagem. Parece que a África quer ter tudo o que o Ocidente produz e possui, sem procurar saber se este desejo de importar tudo é ou não do interesse da África.
A África é um vasto continente com mais de cinquenta países independentes, e as condições variam de país para país, quanto à diferença de recursos e de níveis de desenvolvimento, e seria errado pô-los todos no mesmo plano e homogeneizar a situação. Seria também pouco razoável não referir que, apesar de todas as dificuldades, a África tem alcançado grandes realizações, particularmente na literatura, cinema e música modernos. Há também consideráveis sucessos nas artes visuais, embora faltem instrumentos críticos para reivindicar e celebrar tais realizações. Sei, no entanto que há muito trabalho original que se faz nos departamentos universitários de filosofia e de história da arte por toda a África, em especial na Nigéria e na África do Sul. Mas estes estudos têm pouco impacto e pouca relação com a produção e a compreensão daquilo que hoje se passa nas artes visuais.
A história do modernismo não é simplesmente uma narrativa de vários momentos e dos seus principais atores, representando antes um corpo de ideias filosóficas que sustentam e legitimizam o seu etnocentrismo. Estas ideias recuam até à filosofia da história e à sua subjetividade formulada e racionalizada pelos filósofos europeus.
A modernidade começou a sua viagem na Europa, e na sua trajetória para conquistar o mundo transformou-se por seu turno num instrumento da barbárie. Mas havia outra face da moeda que articulava e prometia um mundo moderno no qual todos os seres humanos seriam iguais, e esta igualdade seria levada a cabo através das ideias racionais do progresso. A fome, a pobreza e a doença seriam universalmente eliminadas com o progresso da ciência e da tecnologia. Mas será que a modernidade cumpriu as suas promessas? Se a resposta for negativa, então devemos examinar as razões desse fracasso. Será que o fracasso se deve às ideias propriamente ditas, ou antes, ao sistema que usou tais ideias no seu próprio interesse? Se estas ideias da modernidade estão encurraladas num sistema de dominação e de exploração, então o que é preciso não é condená-las como eurocêntricas, mas libertá-las das garras ocidentais.
O principal problema do modernismo na arte na África em geral (digo em geral, porque há exceções, a que me referirei mais adiante) é que parece sofrer de uma síndrome de dependência, deixando por consequência o artista numa constante porfia para estar a par do que se faz no Ocidente. Existem, obviamente, obras de arte que parecem profundamente africanas, mas essa aparência é enganadora. Muitas vezes, não passa de um verniz por cima daquilo que teve origem no Ocidente.
Atualmente, parece que as coisas mudaram. Até há cerca de dez anos, não se via nenhum artista de África, da Ásia, das Caraíbas e até certo ponto mesmo da América Latina em exposições internacionais ou em bienais. Mas hoje em dia não se realiza nenhuma exposição internacional de importância sem a participação de artistas dessas partes do globo. O que está por trás desta mudança repentina? Há muitas explicações, tanto a favor como contra tal mudança, o que torna a matéria complexa. Mas poderemos simplificar o caso dizendo que foi, sobretudo a globalização da economia capitalista, e com ela a expansão do mercado da arte e o espetáculo do multiculturalismo, que criou a procura de obras de arte de todo o mundo.
A questão é que, embora a África tenha entrado com sucesso no mundo moderno, isso não se fez em larga medida obedecendo aos seus próprios termos, nem segundo as suas necessidades sociais. Foi antes forçada a isso pelo sistema global que agora determina e controla tudo aquilo a que a África aspira, incluindo a sua produção e avaliação artísticas. Mas o sistema não pode funcionar de modo eficaz ao prosseguir exclusivamente o seu próprio interesse sem mostrar algum altruísmo ou preocupações com o bem-estar dos outros; tem de criar um espaço onde sejam atribuídos alguns papéis aos outros e recebam alguma gratificação. E à medida que o mercado artístico se expandia e diversificava as suas atividades, comprando e vendendo coisas de todo o mundo, as portas abriam-se para alguns artistas, críticos de arte, e curadores africanos â assim como para alguns asiáticos e latino-americanos â dispostos a servir o sistema. Em resultado disso, alguns artistas, críticos de arte e curadores, que se ofereceram como autoproclamados representantes das partes do mundo de onde eram originários, conseguiram fazer carreiras de sucesso no estrangeiro. Mas no interior de África a situação mantém-se precária, confusa e desanimadora. Assim privados do desenvolvimento dos seus próprios recursos, tanto materiais como intelectuais, no interior de África, não foi possível desenvolver suficientemente as suas próprias instituições modernas. Sem tais instituições, não só é extremamente difícil aos estudiosos levar a cabo qualquer trabalho de investigação e produzir ideias susceptíveis de fornecer um quadro capaz de interpretar o trabalho dos artistas africanos e de legitimar o seu significado sociocultural, como ainda a África se vê obrigada a olhar constantemente para o Ocidente em busca de reconhecimento e legitimação daquilo que fazem os seus artistas.

Fonte:
Não sei de quem é esse texto. mas me pareceu bem escrito e encontra-se por todos os cantos da internet.

Foto: Cerâmica da artista queniana Magdalene Odundo

Obs: Há pontos de vista do autor que discordo, mas considerando-se que este é um texto de alguns anos atrás, ja está desatualizado em algumas considerações.