Seguidores

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Cyprien Tokoudagba (1939) - Artista do Benim

Arte africana contemporânea


Nasceu em Abomé, Benim em 1939. Tokoudagba praticou diversas atividades relacionadas com a pintura e a escultura. Este artista trabalha como restaurador no Museu Nacional em Abomé, onde tomou contato com as tradições culturais riquíssimas da pintura Beninense. O país foi um dos berços culturais do continente africano e foi esquartejado pelas potências coloniais.
Tokoudagba trabalhou também na decoração de inúmeros templos Vodun, privados ou religiosos, trabalho que varia entre uma simples parede pintada com temas Vodun (divindades, fetiches, etc.) até aos trabalhos mais elaborados. As pinturas murais compõem-se de figuras simbólicas, políticas ou religiosas (por vezes, uma mistura das duas), e também representações geométricas. As esculturas inspiram-se nas tradições da escultura Beninense que é frequentemente antropomórfica e de grandes dimensões. O cimento, substituto moderno dos materiais tradicionais, é trabalhado ainda empacotado e depois esculpido antes de secar completamente e pintado em seguida. Estas estátuas representam as divindades Vodun, das quais Legba é uma figura central.
Sem abandonar as pinturas murais, Cyprien Tokoudagba trabalhou em telas a partir de 1989 combinando, com grande liberdade artística, os emblemas dos reis de Abomé, os símbolos divinos (Terra, Fogo, Água, Ar) e outros símbolos da sua cultura. A combinação de todos estes elementos torna a sua pintura estranhamente apelativa.