Seguidores

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Esther Mahlangu (1935) - Artista Sul-africana


Arte africana contemporânea

Esther Mahlangu pertence à comunidade Ndebele de Gauteng, a norte de Pretoria. Os Ndebele, ao contrário de muitas outras tribos da África do Sul, conseguiram preservar as suas tradições ancestrais ao longo dos séculos.
Apesar de ser uma sociedade patriarcal, a herança artística é passada de mães para filhas; ao chegar à puberdade, as jovens são retiradas da sociedade masculina durante três meses onde lhes transmitem os padrões tradicionais dos Ndebele â no século XIX esta tradição expandiu-se dos têxteis às pinturas murais também executadas apenas por mulheres.
Esther Mahlangu é atualmente uma figura central nesta tradição. Desenha à mão livre, sem esboços utilizando tintas brilhantes que conferem aos seus trabalhos um vigor e colorido extraordinário. À primeira vista puramente abstratas, as composições são construídas com base num sistema complexo de sinais e símbolos.
Mahlangu foi a primeira artista Ndebele a transpor dos murais para telas e levar o seu trabalho para um público mais vasto. Em 1989 Esther Mahlangu viajou até Paris para criar os murais da exposição "Magiciens de la Terre", e recebeu encomendas de trabalhos para museus e outros edifícios públicos como o Civic Theater de Johannesburgo, para a BMW, etc.
Mahlangu levou a arte Ndebele para o mundo e afirma hoje: A minha mãe e a minha avó ensinaram-me a pintar quando tinha apenas dez anos. A partir daí nunca mais parei. Sinto-me feliz quando pinto.