Seguidores

sexta-feira, 30 de março de 2012

Abigbo – Calau


Cultura ioruba

A frequência da representação de pássaros nas máscaras geledes não é de se estranhar, dada a crença popular de que as feiticeiras chamadas de mães poderosas transformam-se neles durante a noite para infligir danos nas vitimas enquanto dormem sem suspeitar.
Daí o seu nome eleye,  a detentora do poder dos pássaros.
Não há dúvida de que a maioria desses símbolos focaliza o controle sobre esses poderes.
O significado deles também depende do tipo do pássaro, de seu comportamento e de sua associação com os rituais iorubas e com o folclore.
Abigbo, o bico-de-serra-cinzento (Tockus nasutus) é uma espécie africana de calau.
Tais aves medem cerca de 45 cm de comprimento, possuindo bico negro, plumagem dorsal amarronzada, ventral cinzenta e sobrancelhas brancas.
Esse pássaro é uma imagem frequentemente representada nessas máscaras, devido à sua associação com o mal.
De acordo com o verso de Ifá (Odii Obara Meji), o tufo de cabelo na cabeça desse pássaro, é o esquife que ele deposita sobre os degraus da porta de suas vitimas, anunciando sua morte em breve. (Abimbola 1976: 211-13).
Para os membros da sociedade Gelede, são as Ajés (feiticeiras) que enviam esse pássaro para determinados indivíduos.

Bico de Serra Cinzento

O bico-de-serra-cinzento (Tockus nasutus) é uma espécie africana de calau.
Tais aves medem cerca de 45 cm de comprimento, possuindo bico negro, plumagem dorsal amarronzada, ventral cinzenta e sobrancelhas brancas.
Este animal integra uma ordem conhecida por Bucerotiformes.
O calau também é conhecido como bico de serra.
O grupo contém cerca de 50 espécies, classificadas em 9 géneros, que ocorrem na África a sul do Saara, regiões tropicais da Ásia, Filipinas e Ilhas Salomão.
A característica principal do grupo é a presença de um bico pronunciado, em forma de corno, geralmente muito colorido e por vezes ornamentado.
Esta característica confere o nome ao grupo (buceros significa corno em Grego).
Embora vivam em continentes diferentes e não possuam nenhum parentesco próximo, o calau-africano é frequentemente confundido com os tucanos, aves brasileiras da família dos Ramphastídeos.
Para alguns, a única diferença é que os calaus costumam ser maiores e muitos apresentam uma espécie de capacete sobre o bico, cuja finalidade, já que nos machos ele é maior que nas fêmeas, provavelmente é a de atrativo sexual. Também pode ser útil como câmara de ressonância para as longas vocalizações que realiza ou um ponto de equilíbrio para o enorme bico. Aliás, são as únicas aves onde duas das vértebras do pescoço são fundidas em uma única estrutura, para que possam aguentar o peso que carregam.
O calau-africano é uma das maiores espécies de calau, e nenhum tucano chega perto do seu tamanho, que é de até um metro, e peso de aproximadamente quatro quilos. Diferentemente de outros calaus, ele costuma colocar apenas um ovo, e a fêmea não fica restrita ao ninho durante a incubação. Sua dieta também é diferente, se alimentando mais de pequenos animais do que de frutas na natureza.