Seguidores

sábado, 10 de março de 2012

Alphadi - estilista do Níger


Alta Costura Africana

Este Tuaregue, Seidnaly Sidhamed conhecido como Alphadi, nasceu no dia 1 de junho de 1957 em Tombouctou (Mali).
No Níger, um país muçulmano, desenvolveu seu estilo próprio relacionando a moda internacional com a tradição africana.
Atualmente organiza desfiles em Niamei, Abdijan, Paris, Bruxelas, Nova York, Washington, Québec ou Tóquio.
O estilista nigeriano, formado em Paris, vive ora na França, ora na África, onde ensina o que sabe a outros africanos da indústria da moda.
Em 2001, foi nomeado Cavaleiro da Ordem do Mérito pelo Presidente da República, Jacques Chirac.
Quando jovem, Alphadi sonhava em se tornar criador de moda, uma profissão muito mal vista para os homens em Níger.
Cedendo à pressão familiar, fez um curso de turismo em Paris, com bolsa concedida pelo governo francês.
Movido pela determinação e pela paixão, Alphadi frequentou aulas noturnas de moda e, aos vinte e sete anos, decidiu levar a profissão em frente.
A França trouxe-me a inspiração para minhas criações e a liberdade de criar. Adotou-me e ajudou-me a concretizar meus sonhos. Quando fundei o Festival Internacional de Moda Africana (FIMA), em 1998, os grandes costureiros franceses me apoiaram muito.