Seguidores

quinta-feira, 1 de março de 2012

Ardmore Studios - África do Sul

Artesanato africano

O Estúdio de Arte Cerâmica Ardmore, nasceu de uma simples colaboração entre dois artistas tornando-se um dos estúdios de arte cerâmica mais célebres da África do Sul. É conhecido por sua ousada mistura de técnicas de arte, pelas técnicas diferenciadas de cerâmica e pelo uso de superfícies coloridas baseadas no folclore e nos desenhos Zulus.
Ardmore produz objetos de arte funcional e decorativa inspirada desta cultura sul-africana nos desenhos carregados de cores fortes. O estúdio começou dentro da propriedade de uma fazenda no sopé das montanhas Drakensberg. Entretanto esta história de sucesso da arte contemporânea começou de maneira humilde.
A jornada do estúdio Ardmore começou quando o ceramista e pintor Fee Halsted Berning assumiu o seu primeiro aluno, Bonnie Ntshalintshali, a filha de um funcionário da fazenda. Bonnie foi uma aprendiz ágil e, nos cinco anos seguintes, Bonnie e Fee ja estavam obtendo o reconhecimento nacional e internacional pela sua arte cerâmica. Essa parceria tornou-se a base do estúdio de arte cerâmica Ardmore.
Em 2005, um segundo estúdio foi construído nas planícies do KwaZulu-Natal. Conhecido como Caversham Ardmore, está situado a poucos quilómetros da rodovia N3 abrigando um espaço ideal para a cerâmica Ardmore. Esse local fornece a infraestrutura e treinamento para um grupo diversificado de artistas independentes. Ali entram em contato com a queima Kiln e adquirem o treinamento técnico para lidar com os materiais e equipamentos modernos da produção cerâmica.
Atualmente a marca Ardmore é muito colecionada e os artistas do estúdio continuam a ganhar prêmios locais e internacionais. O seu trabalho celebra o poder da imaginação africana na medida em que os seus artistas refletem nos trabalhos sua cultura e habilidade.
O estúdio representa 42 artistas Zulus e Sotho, a maioria dos quais são mulheres.
É uma cooperativa, aonde os artistas trabalham em conjunto.
Ali os artistas são estimulados a seguir suas vocações e aprender novas disciplinas.