Seguidores

quinta-feira, 8 de março de 2012

Caftan - Traje oriental usado na África


Indumentária africana

Khaftan

Caftan, Caftan ou Caftã palavra de origem turca que corresponde a uma túnica oriental comprida, com amplas mangas, podendo ser usada por homens ou mulheres.
O Khaftan (cáftan na nossa ortografia) nome Persa é um manto de seda veludo ou cetim, pesado às vezes forrado de pele e usado com um Sash (faixa de pano do mesmo padrão).
Abotoado na frente, prolongado até aos joelhos ou tornozelos, de longas mangas ate os cotovelos.
Aberto na frente e com fendas nas laterais.
Foi a vestimenta dos sultões otomanos cuja herança nos legou uma belíssima coleção de trajes, exposta no museu Topkapi em Istambul.
Alguns deles eram tão preciosos que eram presenteados para dignitários e generais vitoriosos durante os festivais religiosos Khalat.
São frequentemente bordados na frente e nas mangas, havendo uma forte hierarquia de cores, padrões, fitas e botões, escolhidos conforme o prestigio da pessoa a quem eram presenteados.
Os desenhos grandes e cores apagadas usados durante o século 14 foram substituídos por menores e mais vivos no século seguinte.
Pelo século 17 os tecidos Selimiye com listados verticais chamados de Yollu, e com bordados de desenhos delicados.
A maior parte dessas roupas era manufaturada em Istambul e Bursa, mas alguns vinham de lugares distantes como Veneza, Genova, Pérsia, Índia e China.
Cada qual com suas características particulares e com nomes correspondentes.
Havia veludo, aba, bürümcük, canfes, gatma, gezi, diba (Persa), hatayi, kutnu, kemha, seraser (Persa), serenk, zerbaft (Persa), tafta (Persa) e muitos outros.
As cores mais frequentes eram o Azul da China, O vermelho da Turquia, o violeta. "pysmis ayva" ou marmelo cozido e amarelo açafrão.

Dashiki Khaftan

Na África Negra usa-se o Dashiki-Khaftan, uma túnica de algodão leve com bordados.
Os modelos são bem diferentes daqueles usados pelos turcos.
Funciona como um camisolão ou poncho, que se coloca sobre o vestido.
Devido ao clima quente essa vestimenta costuma ser feita com tecidos de cores claras a fim de refletir melhor os raios solares e bastante larga para permitir que o ar circule por baixo da roupa com mais facilidade.
No Marrocos o Dashiki- Khaftan é usado apenas por mulheres.