Seguidores

quinta-feira, 1 de março de 2012

Cartazes de salões de beleza – Benim


Arte popular africana

Os cartazes de publicidade contem todos os aspectos de um gênero popular específico, com semelhanças e diferenças que refletem os tempos de sua existência - a assinatura estilística, as tendências da moda e as influências externas, ao mesmo tempo preocupadas em revelar um grande respeito pelas as formas tradicionais de pentear cabelo - o ponto de partida para quase todos os penteados contemporâneos.
A importância do cabelo, concebido como meio poderoso nas sociedades africanas tradicionais, aliado aos seus valores estéticos e simbólicos, não foi esquecido na sociedade africana contemporânea. Os ideais herdados que se encontram e se misturam com as expressões contemporâneas, refletindo os novos estilos e os tradicionais além dos importados, criam uma simbiose harmoniosa, que se evidencia nos penteados com variações formais de elaboração para a valorização visual da cabeça.
Os cartazes de publicidade possuem estilos diferenciados dependendo do país de origem e no talento individual de cada artista em criar uma identidade visual harmoniosa. Os criadores das formas populares tem a capacidade de impor uma determinada estética que supera convenções, porque, também possuem uma "sentido" do espírito dos tempos, tal como os artistas plásticos, que é transposta para as esferas de seus próprios interesses e possibilidades. Além de possuir certa consciência artística e artesanal, a maioria destes artistas "autodidatas" não almeja o status de artista, apenas garantir um padrão de vida melhor para cobrir as suas necessidades de sobrevivência.