Seguidores

terça-feira, 6 de março de 2012

Cinema Roma, Asmara – Eritreia


Arquitetura na África

Construída por Mussolini para ser a capital de um grande império colonial italiano na África, Asmara é tida como uma das cidades mais bonitas da África, por conta de seu urbanismo mediterrâneo e de sua arquitetura art-déco.
Apesar das guerras de libertação da Eritreia, quase não houve mudanças em Asmara desde o período que a Itália era governada por Mussolini.
A cidade parada no tempo é um testemunho vivo da época, em que a arquitetura Art-Decô estreava para deslumbrar o Continente Nero.
Não é preciso ser um especialista para reconhecer esses tesouros que se destacam por si mesmos.
Os prédios maiores e mais antigos, construídos no período italiano, possuem grande interesse arquitetônico.
O cinema Roma é um exemplo.
Sua fachada de mármore reflete o luxo do passado colonial e os interiores ainda preservam o glamour das salas de cinema.
Seus interiores históricos são muito inspiradores.
Seus assentos foram renovados recentemente, assim como as acomodações e serviços.
Nostalgia essa que nos remete ao filme Cinema Paradiso de Giuseppe Tornatore.
No saguão o café e bar continuam sendo um ponto de encontro para espairar, com seus lambris de madeira escura e um antigo projetor.
Em Asmara ha nove salas de cinema em completa forma, exibindo filmes ingleses, italianos e hindus, com dublagens ou subtítulos.
A Eritreia não tem tradição de arte dramática.
Ultimamente ha um crescimento na expressão teatral onde essa arte esta se popularizando.
O teatro eritreu se calca em temas que evocam e relembram a guerra de libertação com a Etiópia.

Cinema Paradiso - filme

Uma das mais poéticas e nostálgicas homenagens ao cinema, o filme de Giuseppe Tornatore mostra a amizade de um menino e um projecionista de cinema.
Ao retornar a sua pequena cidade natal, Salvatore (Jacques Perrin) lembra-se da infância.
Apelidado de Totó (Salvatore Cascio), era frequentador assíduo das matinês do cinema Paradiso, tornando-se o grande amigo de Alfredo (Philippe Noiret), o projecionista.
Esta relação será decisiva na vida do garoto e em sua escolha pelo cinema. Já rapaz, Salvatore (Marco Leonardi) ajuda Alfredo a projetar filmes, além de descobrir o amor.
Grande sucesso entre o público brasileiro, o filme venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e o Grande Prêmio do júri em Cannes.