Seguidores

quinta-feira, 1 de março de 2012

Copos marroquinos para chá


Arte popular africana

Copos marroquinos de chá feitos de vidro colorido e decorados com ouro. São usados para beber o chá de menta, além de sucos. Tornaram-se populares como suporte para velas votivas e decorativas. Os desenhos são aplicados à mão. As cores e desenhos variam.

A Cultura do chá marroquino

O shāy árabe dos marroquinos ou o Ataí dos berberes é reconhecido pela maneira como o chá (exclusivamente o chá verde) é preparado e consumido no Marrocos, onde é amplamente bebido acompanhando as refeições. A tradição também se espalhou por todo o norte da África, partes do Sahel e pelo sul da Espanha. O chá ocupa um lugar importante na cultura marroquina e é considerado uma forma de arte. O Marrocos é um dos maiores importadores de chá do mundo.
O Chá de hortelã marroquino é que um chá feito com folhas de hortelã.
Atualmente o chá de hortelã no estilo marroquino é servido frequentemente através do mundo árabe Ocidental (Norte de África). É servido não apenas durante as refeições, mas a qualquer hora do dia, considerado uma forma de hospitalidade, servida sempre que há visitas. Ao contrário da comida marroquina, que é preparada por mulheres, o chá é tradicionalmente assunto de um homem e preparado pelo chefe da família. É servido aos convidados, e é indelicado recusá-lo.
No Marrocos, a Tunísia e a Argélia, países onde é mais frequentemente bêbado, consomem anualmente uma grande quantidade de chá. Acredita-se que o chá verde foi introduzido pela primeira vez a Marrocos no século XVIII e começou a se espalhar através do país em meados do século 19 na época em que o comércio entre a Europa e o Magrebe começava a florescer.
Conta-se que o sultão Moulay Ismail recebeu muitos sacos de chá e açúcar de emissários europeus como recompensa pela libertação de prisioneiros europeus.