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quinta-feira, 29 de março de 2012

Eiye – Pássaro


Cultura ioruba

Para os iorubas, o pássaro está ligado às divindades, ancestrais, feiticeiras e os símbolos da realeza.
As coroas eram usadas tradicionalmente pelos Obas, reis, em cerimônias públicas, como parte do traje real.
Eram decoradas com desenhos simbólicos. As contas eram sinais de realeza e status.
A maioria das coroas são vivamente coloridas com desenhos de animais e aves bordadas com pequenas contas.
O pássaro no topo da maioria das coroas é um sinal de sabedoria.
Essas peças são rodeadas por uma franja de contas que escondem parcialmente o rosto.
Esse véu de contas esconde o rosto do Obá, protegendo-o dos olhares dos observadores.

Opa Osanyin, bastão de Ossain

Os bastões de ferro, encabeçados por pássaros são dedicados a Ossanyn, divindade da medicina, que promove a cura e protege contra a bruxaria.
Na África acredita-se que as feiticeiras se se transformam em pássaros noturnos para atacar as pessoas.
Os pássaros celebram os poderes das anciãs, que podem transformar-se neles, para obter sua ajuda na cura na cura.
O Opa Ossanyn representa o poder das folhas para curar as doenças e tirar feitiços.
Esses bastões costumam ser fincados no chão ao lado das pessoas adoentadas.
No Brasil, o símbolo de Ossanyin é uma haste de ferro cercada por seis varetas pontuadas em leque encimada por um pássaro de ferro forjado.

Máscaras Geledé

As mascaras geledés representam um rosto feminino que expressa calma, paciência e a sobriedade desejada nas mulheres. A expressão estática e simplicidade dessas máscaras contrastam com a vitalidade e a diversidade da parte superior da máscara.
Os motivos esculpidos sobre essas cabeças tem a função de aplacar as anciãs, por representar seus poderes ocultos, para que todos possam ver, agradando-as com essa homenagem e com isso assegurando o bem estar da comunidade.
Os iorubas acreditam que os pássaros noturnos representam os poderes malignos das feiticeiras. E as cobras simbolizam o lado positivo desses poderes, qualidades como paciência e serenidade.
A cobra enrolada sobre a mascara, também significa cuidados com a vigilância, tal como na frase â a cobra dorme, mas continua vendo.
Ha também que afirme que os pássaros nessas mascaras
representam os mensageiros das mães enquanto que as cobras simbolizam o poder.
Ao entalharem essas imagens complexas sobre pedaços de madeira, os artistas geledes demonstram as suas habilidades e domínio sobre a arte e a técnica.

Simbolismo do pássaro entre os iorubas

A frequência da representação de pássaros nas máscaras geledes não é de se estranhar, dada a crença popular de que as feiticeiras chamadas de mães poderosas transformam-se neles durante a noite para infligir danos nas vitimas enquanto dormem sem suspeitar.
Daí o seu nome eleye â as detentoras do poder dos pássaros.
Não há dúvida de que a maioria desses símbolos focalizam o controle sobre esses poderes.
O significado deles também depende do tipo do pássaro, de seu comportamento e de sua associação com os rituais iorubas e com o folclore.
Abigbo, o bico-de-serra-cinzento (Tockus nasutus) é uma espécie africana de calau.
Tais aves medem cerca de 45 cm de comprimento, possuindo bico negro, plumagem dorsal amarronzada, ventral cinzenta e sobrancelhas brancas.
Esse pássaro é uma imagem frequentemente representada nessas máscaras, devido à sua associação com o mal.
De acordo com o verso de Ifá (Odii Obara Meji), o tufo de cabelo na cabeça desse pássaro, é o esquife que ele deposita sobre os degraus da porta de suas vitimas, anunciando sua morte em breve. (Abimbola 1976: 211-13).
Para os membros da sociedade Gelede, são as Ajés (feiticeiras) que enviam esse pássaro para determinados indivíduos.
Diferentemente do Bico de Serra, o pombo, eyele, possui uma imagem positiva entre os iorubas, sendo admirado pela sua postura digna, pela plumagem elegante e agilidade.
Nos rituais de adivinhação de Ifá, o pássaro simboliza honra e prosperidade.
Quando oferecido em sacrifício, espera-se que atrais ambas essas qualidades.

Isto está implícito nesse ditado popular:

Totun tosi l'eyele fi nko ire wale.
O pombo atrai benefícios para dentro de casa da direita para a esquerda.

Por isso esse pássaro é um animal de estimação entre os iorubas.
Por botar dois ovos com frequência, os iorubas associam-no com os gêmeos Ibeji e por extensão, com o equilíbrio e boa sorte.
Além do mais, o pombo é um símbolo de absoluta devoção entre os iorubas, por ser fiel ao lar e não escapar como fazem os outros animais.

Cantiga de Ogum

Ògún wá jó
Ogum vem dançar
E màriwò
Com o màriwò
Àkóró wá jó
título de Ogum
E màriwò
Com o màriwò
E máa tu eiye
Fazendo o sacrifício com o pássaro!
A wá siré Ògun o
Vamos à festa de Ogum
E rù jòjò
Levando nossas roupas finas