Seguidores

sexta-feira, 9 de março de 2012

Kel Tagelmust, o Povo do Véu - Tuaregues


Indumentária africana

Tuaregues ou Homens Azuis

Um dos últimos povos nomades da atualidade. Um povo que não reconhece fronteiras no deserto. Um povo em que, curiosamente, é o homem que anda velado, com uma espécie de turbante azul, chamado tagelmust, que lhe tapa quase integralmente a cara, só deixando ver os olhos, e às vezes nem isso, protegidos que estão por detrás de óculos de sol.
Uma beleza de imagens e de sons a transportarem-nos para o continente berço da humanidade, tão maltratado, ao longo dos tempos, por esta mesma humanidade.
Os tuaregues são um grupo étnico da região do Saara que falam uma língua berbere. Eles chamam-se a si próprios Kel Tamasheq ou Kel Tamajaq ("falantes de Tamasheq"), e também Imouhar, Imuhagh, ou Imashaghen ("os livres").
Estima-se que existam entre 100 000 e 3,5 milhões nos vários países que partilham aquele deserto.
A palavra árabe "Tuareg" significa "abandonados pelos deuses". Talvez por isso prefiram chamar a si mesmos por Imouhar (en), Imagem (Os Livres) ou Kel Tamasheq - os que falam Tamasheq - e se identificam como Tamust - a Nação.
Porém pode derivar de "Targa", que é uma cidade no sul da Líbia, numa região chamada "Fezzan". A região que aparentemente sempre viveram é no noroeste africano, principalmente no deserto do Saara, do sul da Argélia ao norte de Mali no lado leste da Nigéria. Podem ser encontrados, todavia, em praticamente todas as partes do deserto. A língua Tamasheq é o principal que os caracteriza como povo em comum, mais do que a raça ou linhagem genética. Provavelmente têm parentesco com egípcios e Marroquinos, com quem compartilham trechos culturais e a religião Muçulmana. Mas não são árabes, são "Berberes" e usam esse alfabeto.
Usam a linhagem materna embora não sejam matriarcais. As mulheres não sofrem dos rigores do islamismo, não usam os véus e podem até solicitar o divórcio. São os homens que não dispensam um véu azul índigo característico, o Tagelmust, que usam mesmo entre os familiares. Dizem que os protege dos maus espíritos, e tem a função prática de proteger contra a inclemência do sol do deserto e das rajadas de areia durante suas viagens em caravana. Usam como um turbante que cobre também todo o rosto, exceto os olhos.