Seguidores

quarta-feira, 21 de março de 2012

Kòlòkòlò – Raposa


As metáforas animais iorubas

No período pré-literário dos iorubas, a caça e as atividades agropecuária eram as suas principais atividades, e mesmo atualmente uma grande porcentagem desse povo é caçador e fazendeiro.
Isso se deve em grande parte pela privilegiada localização de seu território situado na faixa que se estende entre a savana e a floresta.
O rico solo da floresta se presta para o cultivo agrícola, mas também é a moradia de variadas espécies de animais de grande e pequeno porte.
Muitos desses animais são caçados com armas ou armadilhas servindo como refeição e fonte de renda.
Mas também é comum caça-los para serem domados e domesticados.
Os animais dessa categoria incluem o as cabras, gatos, porcos, cães, tartarugas, macacos e cavalos, entre outros.
Como consequência desse contato próximo e observação apurada, os iorubas tem um profundo conhecimento desses animais.
Seus hábitos, forma e alimentação estão bem reconhecidos e apreciados na musica e poesia.
As características comportamentais desses bichos é bem conhecida e daí as metáforas que se formam referindo-se aos predicados homem/animal, referindo-se a hábitos e atitudes similares.
Os animais selvagens encontrados livres na natureza são abatidos para consumo imediato ou vendidos.
Essa classe inclui leões, leopardos, cobras, elefantes, etc.
Porém para os iorubas , assim como para os demais africanos, o valor desses animais transcende a alimentação e os ganhos com sua venda.
As atribuições físicas, e seus sons e hábitos característicos, também são observados como formas metafóricas alusivas a determinados comportamentos.

Kòlòkòlò - Raposa
+ carne- glutão
+ comedor - galinhas

Trecho do trabalho:
The Yorùbá Animal Metaphors: Analysis and Interpretation
Adésolá Olátéjú
University of Ibadan, Nigeria

Embora o nome raposa seja utilizado ao redor do mundo para se referir a pequenos canídeos selvagens de várias espécies e gêneros, as verdadeiras raposas são as pertencentes ao gênero Vulpes. Estes animais são conhecidos por sua esperteza e estão presentes em contos e fábulas ao redor do mundo, desde a famosa fábula da raposa e das uvas de Ésopo, até o conto japonês da raposa e do tanuki.
Contudo, as raposas costumam ser encaradas como pragas por fazendeiros por caçarem aves, especialmente galinhas, elas também são caçadas por esporte, especialmente na Grã-Bretanha, e comercializadas por sua pele, especialmente em países como a Rússia e a Finlândia. Além disso, muitas delas também são criadas como animais de estimação em vários países do mundo.

Vulpes Vulpes - A raposa vermelha

A raposa-vermelha (Vulpes) é um mamífero, carnívoro, de médio porte, com os pelos geralmente castanho-avermelhados, (nos filhotes essa pelagem é castanho-escuro, e só depois dos primeiros seis meses de vida sua coloração se torna igual a dos adultos). É também um dos carnívoros com mais distribuição pelo mundo. Tem hábitos noturnos e crepusculares (exceto em lugares de pouca movimentação podendo ser vista durante o dia), come em média 500g de comida todos os dias, caça geralmente animais pequenos como coelhos e lebres, mas seu cardápio pode se estender a roedores, aves, insetos, peixes, ovos, e frutos, tem cerca de 20 esconderijos para comida podendo se lembrar de todos eles, em caso de necessidade esse animal pode se alimentar de restos de comida humana e animais mortos, tudo isso devido à sua grande capacidade de adaptação.
A maior característica de uma típica raposa vermelha é um longo e espesso rabo, normalmente branco na ponta, grandes orelhas, escuras por fora e brancas por dentro; sua cor é totalmente vermelho-amarelado para cinzento.
As espécies do Norte Africano são em média, menores que as raposas da Europa.
Distribuição: Estreitamente restrita pelo noroeste de Marrocos, Argelia, Tunísia e noroeste da Líbia. Largamente no Egito, ao sul em direção ao norte do Sudão.
Habitat: Planícies litorais, sopés de montanhas, moitas e matas, deserto (exceto em extensas áreas de terra).
Comportamento: Normalmente territorial, compartilham a área com um único par, algumas vezes com crias que não são suas. O tamanho do limite da sua área varia de 1 à10km quadrados. Na África estes limites não são sabidos; em algumas regiões mais áridas, certamente estas áreas são maiores, dado a inferior quantidade de alimento. A maioria de suas atividades acontece à noite ou durante as últimas horas da tarde, embora algum movimento diurno possa acontecer em áreas aonde não são perturbados.
Alimentação: Extremamente variada, incluindo invertebrados, pequenos vertebrados, carne em decomposição, frutas selvagens e bagas.
Reprodução: Chega a nascer de 3 à12 filhotes após um período de gestação de aproximadamente 51 dias. Pesam de 50 à150g, dependendo do tamanho da ninhada. Desmamam entre 6 e 8 meses.