Seguidores

segunda-feira, 5 de março de 2012

Mercado Central de Koudougou, Burkina Faso


Arquitetura na África

O impacto desse mercado em Kougoudou foi duplo, primeiramente na escala desta cidade de densidade populacional média, reforçando e realçando o tecido urbano, criando um espaço cívico de qualidade e proporcionando um bom um intercambio social.
A nível construtivo introduziu melhorias na tecnologia dos materiais disponíveis e das técnicas tradicionais, blocos de terra armada (stabilized earth) possibilitou atingir seu pleno potencial estético e ambiental.
Esse material é simples, mas de grande efeito estético e efetivo na questão do isolamento térmico permitindo criar uma sofisticada linguagem de abóbadas, domos e arcos.
O mercado é o terceiro projeto em colaboração com o governo de Burkina Faso e a agencia Suíça.
Foi o resultado de um processo de participação que envolveu toda a comunidade na escolha do projeto e da construção bem como de seu desenvolvimento posterior de uso.
Permitiu uma grande comunicação entre os diferentes colaboradores e construtores locais e treinamento dos pedreiros.
Projeto da Agencia Suíça para Desenvolvimento e Cooperação (SDC), dos arquitetos Laurent Séchaud e Pierre Jequier.
Premiados pelo Aga Khan Award of Architecture.
Encomendado pela municipalidade de Koudougou, Burkina Faso.
E concluído em 2005.

A terra como material de construção

Em quase todos os climas secos e temperados do mundo a terra tem sido o material de construção predominante.
Ainda na atualidade, um terço da humanidade vive em moradias de terra, e em países em desenvolvimento isto representa mais da metade.
Devido ao grande custo financeiro e energético de técnicas e materiais industrializados, como tijolo e concreto, a demanda habitacional dos países em desenvolvimento só pode ser suprida utilizando materiais locais e técnicas de autoconstrução.
A terra é o material de construção natural mais importante e abundante na maioria das regiões do mundo.
Nos países industrializados, a desmedida exploração dos recursos naturais e os sistemas de produção que utilizam desenfreadamente o capital e energia geram desperdícios e também contaminam o meio ambiente. Nesses países a terra vem ressurgindo como material de construção.
Crescentemente as pessoas que constroem suas moradias demandam edificações eficientemente econômica e energeticamente, dão maior valor à saúde e ao clima interior balanceado.
Tem-se entendido que a terra como material de construção natural tem melhores qualidades do que materiais industriais como o concreto, os tijolos e os silicocalcários.
Técnicas de construção com terra recentemente desenvolvidas demonstram o valor da terra não só para a autoconstrução, mas também para a construção industrializada a cargo de contratadores.