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domingo, 18 de março de 2012

Pínnkì, a cor rosa para os iorubas


Àwọn àwọ - A paleta de cores Ioruba

A cor-de-rosa é uma cor intermediária entre magenta e vermelho. Existem, porém, muitas máscaras diferentes desta cor.

Simbologia:

A cor-de-rosa está culturalmente relacionada ao elemento feminino. A razão desta simbologia provém da antiguidade, atribuída à cor rosada dos lábios carnudos, seios e partes íntimas (ver simbologia da rosa) de uma mulher no ideal clássico.
É hoje também relacionada com a temática do amor e da paz feminina, quando em tons claros, e com o atrevimento sedutor feminino em tons vivos e escuros.
Pínnkì, nome dado à palavra rosa pelos iorubas.
É derivada de Pink em inglês, tendo sido africanizada devido à falta de uma palavra específica para nomear essa cor.
É o que se chama de pidgin, língua de contato.
Nome dado a qualquer língua que é criada, normalmente de forma espontânea, de uma mistura de outras línguas, e serve de meio de comunicação entre os falantes de idiomas diferentes.
O conceito é originário da Europa entre os comerciantes e negociantes do Mediterrâneo na Idade Média, que usavam a Língua franca ou Sabir. Um pidgin bem conhecido é o de Beach-la-Mar dos Mares do Sul, baseado em inglês, mas incorporou palavras malaias, chinesas e portuguesas. Um outro exemplo nos dias de hoje, é o "Pequeno Português" de Angola, que é a forma de comunicação entre etnias que falam línguas diferentes.
A criação de um pidgin requer normalmente:
Contato regular e prolongado com comunidades linguísticas diferentes;
A necessidade de comunicação;
A ausência de uma língua franca espalhada e/ou acessível.
A palavra é derivada da pronúncia chinesa para a palavra inglesa Business (negócio). Pidgin English, ou "inglês pidgin", era o nome dado ao pidgin feito da mistura entre o chinês, o inglês e o português utilizada para o comércio em Cantão durante os séculos XVIII e XIX. Alguns académicos questionam esta derivação da palavra pidgin, e sugerem etimologias alternativas; porém nenhuma obteve até agora apoio entre outros académicos.
Rosas, laranjas, ocres e ouro pertencem à paleta de cores conhecida por Pupá, com características quentes, tais como o vermelho.
A cor-de-rosa é uma cor intermediária entre magenta e vermelho.
Atualmente essa cor é obtida quimicamente, mas nos primórdios da civilização era obtida através de pigmentos naturais.
Flores, animais marinhos, e minerais.
Os pigmentos mais utilizados para obter essa cor eram a terras.
Por exemplo, o Terra de Siena.

As Cores de Terra

As Cores de terra são o amarelo ocre, amarelo de Nápoles, sena natural, sena queimada, sombra natural e sombra queimada.
Embora não tenha incluído na paleta básica, existe ainda o vermelho de Veneza, cujo pigmento característico aparece em tintas com vários outros nomes (vermelho indiano, terra rosa,
(vermelho inglês, vermelho Marte etc.).
Há ainda o terra verde.
Como o nome cores de terra indica, eram pigmentos obtidos a partir de fontes naturais.
Já vimos que, atualmente, há poucos fabricantes que ainda recorrem a estas fontes.
A sua sintetização pela indústria química é mais prática e sai mais em conta economicamente.
Isto tudo sem falar no controle de qualidade, pois não há problemas de mudanças de tonalidade devido a impurezas entre uma fonte e outra.
Entretanto, não são todos os que são sintetizados.
Os mais importantes são o amarelo ocre e o vermelho de Veneza.
Este último às vezes comercializado como sena queimada, para desespero dos experientes pintores que o acham, e com razão, muito vermelho.
Infelizmente, parece não ser do conhecimento de muitos artistas que esses dois pigmentos, que são opacos, aparecem, também, em versões transparentes e com outra tonalidade.
Estes são geralmente comercializados com seus nomes característicos, ou seja, amarelo e vermelho óxidos transparentes.
Sendo que este último se parece muito com o antigo sena queimada.
As demais cores de terra são obtidas a partir dessas por mistura entre si ou com outros pigmentos.
Acho importante dizer outra vez que o vermelho óxido transparente substitui o antigo sena queimada.
Já o amarelo óxido transparente, além de ter características próprias muito interessantes, é base para imitação de várias outras cores, inclusive o antigo sena natural.