Vodu haitiano
O primeiro carregamento de escravos para o Haiti foi em
1510.
Tal como no Brasil, a vinda dos daomeanos é posterior,
datando do século dezenove.
Suas cerimônias centralizavam-se na adoração do deus-serpente
Dan através do cantar, do dançar, e da possessão por espíritos.
Damballa corresponde ao vodun Dan dos daomeanos.
Por isso é um dos espíritos mais reverenciados no Vodu
Haitiano.
Pertence à família Rada dos ancestrais daomeanos.
No Haiti ele é considerado o pai de todos os espíritos, e
entidade da criação ao lado de sua companheira Ayido Wedo.
Algumas de suas cantigas rituais indicam que ele carrega os
ancestrais nas costas até Ginen, o lar dos espíritos e da vida eterna.
Além de ser casado com Ayido Wedo, possui outra companheira,
Erzulie Freda.
Por ser loa da criação e de raiz africana, usa a cor branca
dos Rada.
Suas oferendas são bem simples, a mais conhecida é o ovo
sobre um montículo de farinha.
Algumas casas costumam oferecer-lhe anisette com Karo,
xarope de milho.
Quando incorpora em um iniciado, não fala apenas silva como
uma cobra.
Na maior parte dos locais de culto é sincretizado com São Patrício
e Moisés.
Recebe outros nomes como Damballa Weddo (ou Wedo), Damballah
Weddo, Danbhala Weddo.