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sexta-feira, 13 de abril de 2012

Famílias de Loas, espíritos haitianos


Vodu haitiano

No rito ortodoxo do Vodu há três grupos principais de loa: o Rada, o Ghede e o Petro.

Rada
Os loas do Rada são preponderantemente daomeanos em origem.
Sua cor cerimonial é branca, porém dentro deste grupo os loas podem ter suas próprias cores.
São considerados misericordiosos e em alguns casos tão antigos por serem vagarosos e desprendidos no agir.
Os ritmos dos loas Rada são percutidos nos tanbou kon, tambores com tiras de madeira que seguram o couro estirado sobre a cabeça de tambor.
A pele do tambor maior, o maman, é couro de vaca, o outro de couro de cabra.
Os tambores são tocados com baquetas.
Esta parte da cerimônia é disciplinada, concentrada, meticulosa e cerebral.
Relacionamos abaixo os loas Rada, em ordem cerimonial, como segue:
Legba, Marassa, Maluco, Aizan, Damballah e Aida Wedo, Sobo, Badessy, Agassou, Silibo, Agwe e La Sirene, Erzulie, Bossu, Agarou, Azaka, o grupo Ogoun (St. Jacques de Ogoun, Ossange, Ogoun Badagri, Ogoun Feraille, Ogoun Fer, Ogoun Shango, Ogoun Balindjo, Ogoun Balizage, OgounYemsen).

Ghede
Seguindo os loas Rada, vêm a família Ghede incluindo Baron e Maman Brigitte.
Não há nenhuma ordem particular de aparição destes loas dentro do seu próprio grupo.
Suas cores cerimoniais são o violeta e o negro.
O grupo dos Ghede é obsceno e lascivo, e eles provêm boas risadas para segurar o intenso e disciplinado esforço da seção Rada.
Os Barons e Brigittes são muito místicos.
Os Ghedes estão sempre ansiosos para contar piadas e dar conselhos.

Petro
Depois do Rada e do Ghede resta uma parte da cerimônia dedicada para os loas do grupo Petro.
Estes loas são predominantemente do Congo e de origem ocidental.
Sua cor cerimonial é vermelha.
Eles são considerados ferozes, protetores, mágicos e agressivos para com os adversários.
O ritmo dos loas Petro é batido em tanbou fey, tambores com aro de corda que segura o couro estirado em cima da cabeça do tambor.
A cabeça deste tambor é exclusivamente de couro de cabra e é batido com as palmas das mãos.
Esta parte da cerimônia é quente, de ritmo rápido e excitante. Os loas Petro, em ordem cerimonial, são como segue:
Legba Petro, Marassa Petro, Wawangol, Ibo, Senegal, Kongo, Kaplaou, Kanga, Takya, Zoklimo, Simbi Dlo, Gran Simba, Carrefour, Cimitiere, Gran Bwa, Kongo Savanne, Erzulie Dantor (também conhecida como Erzulie Je Rouge), Marinette, Don Petro, Ti-Jean Petro, Gros Point, Simbi Andezo, Simbi Makaya.

Cerimonia
Quando as três repetições da canção final para Simbi Makaya são terminadas, a cerimônia acaba.
Às vezes participantes que são especificamente entusiasmados continuarão a cantar canções populares que, embora relacionadas aos loas, necessariamente não são parte da ordem cerimonial.
Tais canções são parte da música popular haitiana, feita por artistas haitianos.
Uma vez que os participantes estejam satisfeitos, os tambores são deitados e todos vão descansar em esteiras de talos de bananeira até o alvorecer.